Tapurah/MT: concurso com inscrições abertas

Oferta no concurso da Prefeitura Municipal de Tapurah é de seis vagas distribuídas entre os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias

Patricia Lavezzo   Publicado em 10/11/2017, às 14h05

A Prefeitura Municipal de Tapurah, no Estado do Mato Grosso, receberá até o dia 14 de novembro as inscrições do concurso destinado ao preenchimento de seis vagas. A seleção ainda contará com cadastro reserva (CR) para futuras oportunidades. 
Para quem tem o ensino fundamental completo, as chances são para as funções de agente comunitário de saúde (6 vagas + CR) e agente de combate a endemias (3), cujos respectivos salários iniciais são de R$ 1.327,71 e R$ 1.158,10. O cargo de agente comunitário de saúde ainda exige que o candidato resida na área da comunidade em que irá atuar desde a data de publicação do edital.
Interessados deverão efetuar a inscrição presencial na Secretaria de Saúde Municipal, situada na Rua Amazonas, nº 327, Centro, em dias úteis, no horário das 7h às 11h. O candidato deverá estar munido de documento de identidade e comprovante de residência. Não serão cobradas taxas de participação. 
O concurso da Prefeitura de Tapurah será constituído de prova objetiva e avaliação psicológica. A prova será aplicada na data prevista de 26 de novembro, com início às 8h, na Escola Municipal Vinícius de Moraes, localizada na Avenida Pernambuco, s/n, Bairro São Cristóvão. 
Com três horas de duração, a prova objetiva será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa (peso 2), 10 de conhecimentos gerais (peso 2), 10 de matemática (peso 2) e 10 de conhecimentos específicos (peso 4).  
É de responsabilidade do candidato o acompanhamento de todas as publicações referentes ao concurso, através dos endereços eletrônicos: www.tapurah.mt.gov.br e www.tce.mt.gov.br

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Tapurah


Agente comunitário de saúde - prevenção de doenças e promoção da saúde; utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade; promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva; realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família; executar outras tarefas. 
Agente de combate a endemias - vistoriar residências, depósitos, terrenos baldios, estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos; inspeção cuidadosa de caixas d’água; calhas e telhados; aplicação de larvicidas e inseticidas; orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas; entre outras atividades. 

Sobre Prefeitura Tapurah

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.