Edital apresenta chances para docentes em 17 áreas de ensino. Com inscrições até 27 de maio, concurso da Prefeitura de Taubaté terá prova aplicada em 10 de junho
Samuel Peressin Publicado em 16/05/2018, às 13h56
APrefeitura de Taubaté, município paulista localizado a cerca de 130 km da capital, abriu processo seletivo para formação de cadastro reserva de docentes.
As chances para professor de educação infantil e professor de ensino fundamental - séries iniciais podem ser disputadas por educadores com formação a partir de nível médio.
APOSTILAS CONCURSO SEED TAUBATÉ 2018 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E PROFESSOR I
Curso superior é requisito para professor III nas áreas de arte, artes plásticas, ciências, dança, educação especial, educação física, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, música-canto, química, teatro e física.
A remuneração é de R$ 16,36 por hora/aula, com acréscimo de 40% de adicional de nível universitário. A carga mínima para todas as funções é de 24 horas semanais.
O Instituto Excelência, responsável pela organização da seleção, recebe inscrições até 27 de maio, pelo site www.institutoexcelenciapr.com.br. A taxa de participação custa R$ 15,65.
Os candidatos serão avaliados em etapa única, por meio de prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, legislação e conhecimentos pedagógicos e específicos. O exame está marcado para 10 de junho.
APOSTILAS CONCURSO SEED TAUBATÉ 2018 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E PROFESSOR I
De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Taubatéterá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério do governo municipal.
Língua portuguesa – 1. Interpretação de texto 2. Norma culta e variantes. 3.Coesão e coerência 4. Denotação e conotação. 5. Figuras de linguagem. 6. Vícios de linguagem. 7. Polissemia, sinonímia e antonímia. 8. Homonímia e paronímia. 9. Fonética e fonologia: ortografia; acentuação gráfica; crase. 10. Morfologia: classes de palavras e suas flexões. 11. Sintaxe: pontuação; regência verbal e nominal; colocação pronominal. 12. Estilos de época na Literatura, do século XIX aos dias atuais. 13. Poesia e prosa modernas no Brasil. BIBLIOGRAFIA REFERENCIAL SUGERIDA: 1. BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009 2.CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português contemporâneo. 6. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2013. 3. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2008. 4. GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 26. ed. Rio de Janeiro, 2006.
Conhecimentos pedagógicos e legislação – 1.Métodos, teorias e/ou sistemas educacionais: Freinet, Montessori, Waldorf, Libaneo, Gardner, Ruben Alves, Freire, Decroly, Piaget, Wallon, Vygotsky, Morin, Perrenoud. 2.Teoria da Aprendizagem Social de Albert Bandura. 3.Teoria de Ensino de Jerome Bruner. 4.Teoria da Aprendizagem Significante de Carl Rogers. 5.Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. 6.Teoria da Atividade (Vygotsky, Leontiev, Davydov). 7. Possibilidades de ensino e aprendizagem através de mídias eletrônicas. 8.Pressupostos e Características da Didática. 9. A relação pedagógica como decorrência do estar no mundo. 10.A prática pedagógica sistemática socialmente promovida. 11. A relação discurso-fundamento-ação. 12.Contexto da Prática Pedagógica. Interesses e objetivos: o consensual e o conflitante. 13.A Construção de uma Proposta de Ensino-Aprendizagem. 14.Planejamento da ação: metas e objetivos, o significado dos conteúdos, a propriedade dos procedimentos didáticos, o sentido da avaliação. 15.Planejamento, avaliação e currículo. 16.Interdisciplinaridade, plano de aula, mediação professor/aluno. 17. Lei no 9394-1996 Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional; 18.Lei no 8069-1990- Estatuto da Criança e do Adolescente; 19. lei nº 10.639-2003 História e Cultura Afro Brasileira e Africana; 20. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos - 2007. BIBLIOGRAFIA REFERENCIAL SUGERIDA: 1.BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. 2.BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf 3.BRASILMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Ensino Fundamentalde Nove Anos Orientações para a Inclusão da Criança de Seis Anos de Idade. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pd 4.Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. ECA - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. 5. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 - Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.
Confira o conteúdo programático completo para o concurso de professor da Prefeitura de Taubaté
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.
Sediado em Maringá, no interior paranaense, o Instituto Excelência pode ser contatado pelo telefone (44) 3026-1016, além do e-mail contato@institutoexcelenciapr.com.br.