Concurso da Prefeitura de Tefé selecionará para funções de auxiliar de vida escolar, pedagogo e professor. Presenciais, inscrições vão de 27 de novembro a 8 de dezembro
Samuel Peressin Publicado em 17/11/2017, às 13h16
A Prefeitura de Tefé, no Amazonas, abriu processo seletivo para preenchimento de 1.228 vagas, sendo 827 imediatas e 401 para formação de cadastro reserva. Do total de postos, 5% são destinados a pessoas com deficiência.
Temporárias, as oportunidades são para cargos na área da educação com lotação nas zonas rural e urbana, além de áreas indígenas. A remuneração é de R$ 1.170
O concurso da Prefeitura de Tefé traz chances para auxiliar de vida escolar, pedagogo e professor nas áreas de educação infantil, ensino fundamental - 1º ao 5º ano, ensino fundamental - 6º ao 9º ano (ciências, educação física, geografia, história, língua estrangeira moderna, matemática e língua portuguesa), escola indígena de 6º ao 9º ano, educação de jovens e adultos (EJA), educação inclusiva - atendimento educacional especializado (AEE), educação especial - tradutor intérprete de Libras e educação especial - Libras.
A carreira de professor tradutor intérprete de Libras é destinada a profissionais com formação de nível médio. Os demais cargos cobram curso superior - em alguns casos, é admitida participação de universitários matriculados a partir do sétimo semestre.
Presenciais e gratuitas, as inscrições para o concurso da Prefeitura de Tefé começam em 27 de novembro e vão até 8 de dezembro.
O atendimento ocorrerá no Centro Municipal de Aplicação em Educação Walter Cabral (rua José de Alencar, 36, bairro Santo Antônio), das 8h às 12h e das 14h às 16h.
Os candidatos serão avaliados por meio de análise curricular e avaliação de títulos, entre 11 e 29 de dezembro. A convocação dos aprovados está prevista para ocorrer de 15 a 31 de janeiro.
De acordo com o edital do concurso da Prefeitura de Tefé, os profissionais contratados terão vínculo inicial até o fim de 2018, com possibilidade de prorrogação para 31 de dezembro de 2019.
Auxiliar de vida escolar (ave) realizar a recepção do aluno na escola, acompanhá-lo até a sala de aula e, ao término das atividades, conduzi-lo até o portão a escola, dentro do seu horário de trabalho. Auxiliar nas atividades de higiene, troca de vestuário e/ou fraldas, higiene bucal durante o período em que o aluno permanecer na escola, inclusive nas atividades extracurriculares e dias de reposição de aulas. Executar procedimentos, dentro das determinações legais, que não exijam a infraestrutura e materiais de ambiente hospitalar. Utilizar luvas descartáveis para os procedimentos e descartá-las após o uso, em local adequado. Administrar medicamentos para o aluno, mediante a apresentação da cópia da receita médica e com a ciência da equipe gestora da escola e seus familiares; acompanhar o aluno no horário do intervalo, até o local apropriado para a alimentação, auxiliá-lo durante e após a refeição utilizando técnicas para auxiliar na mastigação e/ou deglutição, realizar sua higiene encaminhando-o, a seguir, à sala de aula. Dar assistência nas questões de mobilidade nos diferentes espaços educativos: transferência da cadeira de rodas para outros mobiliários e/ou espaços, cuidados quanto ao posicionamento adequado às condições do aluno, apoio na locomoção para os vários ambientes e/ou atividades escolares extracurriculares para aluno cadeirante e/ou com mobilidade reduzida. Permanecer durante o período de aula do aluno, fora da sala, aguardando que seja solicitado para realizar suas funções, exceto no caso de haver solicitação do professor ou da equipe gestora, para acompanhar o aluno na sala de aula, durante o desenvolvimento das atividades escolares (exclusivamente no que se refere aos cuidados do aluno). Auxiliar e acompanhar o aluno com transtorno global do desenvolvimento - tgd para que este se organize e participe efetivamente das atividades desenvolvidas pela unidade educacional, integrado ao seu grupo-classe. Comunicar à direção da unidade educacional, em tempo hábil, a necessidade de aquisição de materiais para higiene do aluno. Entre outras atividades.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.