Prefeitura de Teresina/PI: concurso reúne 572 vagas

As inscrições do processo seletivo da Prefeitura Municipal de Teresina deverão ser realizadas entre os dias 12 e 26 de maio. As ofertas são para o cargo de professor substituto da educação básica

Patricia Lavezzo   Publicado em 10/05/2017, às 10h18

No Estado do Piauí, a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), publicou edital de processo seletivo simplificado para provimento de 572 vagas temporárias para o cargo de professor substituto da educação básica, sendo 35 reservadas às pessoas com deficiência.  
As ofertas estão distribuídas entre as funções de educação infantil e ensino fundamental 1° ao 5° ano (446 vagas), ensino fundamental 6° ao 9° ano - língua portuguesa (63) e ensino fundamental 6° ao 9° ano - matemática (63). Para concorrer a um dos postos é necessário possuir licenciatura plena específica cursada em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário inicial é de R$ 2.103,17 para carga horária semanal de 30 horas. 
Segundo o edital, o contrato de trabalho terá vigência de até 12 meses, a contar da data de sua assinatura, prorrogável por igual período. Os primeiros três meses serão considerados período de experiência. 

Participação no processo seletivo da Prefeitura de Teresina


As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 12 e 26 de maio, por meio do endereço eletrônico http://nucepe.uespi.br. O pagamento da taxa de participação, no valor de R$ 50, poderá ser efetuado até o dia 29 desse mesmo mês. 
APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA SEMEC - PROFESSOR SUBSTITUTO - 1º AO 5º ANO E 6º AO 9º
O processo seletivo da Prefeitura de Teresina será constituído de uma única etapa: prova objetiva. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha que versará sobre as disciplinas de língua portuguesa e/ou matemática. 
A avaliação será aplicada na cidade de Teresina na data prevista de 25 de junho, com início às 9h e término às 12h. Os locais de realização do exame serão divulgados, oportunamente, no site da organizadora. 

Mais informações sobre o processo seletivo da Prefeitura de Teresina


O edital especifica que as vagas temporárias são para substituir professor em regência de classe, cujos titulares se encontram legalmente afastados nas suas funções de magistério. As atribuições do professor consistem em ministrar, planejar, orientar, dirigir, inspecionar, supervisionar e avaliar o ensino e a pesquisa nas unidades escolares. 
O prazo de validade do processo seletivo é de um ano, a contar da data da homologação do resultado final, prorrogável uma única vez por igual período, a critério da Prefeitura de Teresina

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.