Novo concurso Prefeitura Teresina PI (Prefeitura de Teresina) será para professores , pedagogo e psicopedagogo
Fernando Cezar Alves Publicado em 05/07/2023, às 10h55
Um novo grande concurso Prefeitura Teresina PI (Prefeitura de Teresina) deve ser realizado em breve. A seleção, anunciada na manhã desta quarta-feira, 5 de julho, deve contar com uma oferta de nada menos do que 4.744 vagas, para cargos na área de educação. O projeto de lei para a criação das oportunidades foi encaminhado na última terça, dia 4, para a Câmara Municipal de Teresina. Desta forma, somente após a apreciação parlamentar deverão ser iniciados os preparativos para a seleção, mas a expectativa é de que o edital possa ser divulgado ainda no segundo semestre.
As vagas do concurso da prefeitura para a área de educação devem incluir os seguintes cargos:
De acordo com o secretário municipal de educação, Nouga Cardoso, no caso dos professores, com jornada de 40 horas semanais, a remuneração inicial deve chegar a R$ 5.600.
Ainda segundo ele, a seleção deve contar com outras 17 categorias profissionais que integram a área de educação, com oportunidades para cargos de ensino médio e nível superior. "Encaminhamos também a mensagem para a criação de vagas para profissões necessárias para o planejamento da Semec, como biblioeconomia, fonoaudiologia, psicopedagogia, engenharia civil, agronomia, ciências contábeis, administração, entre outros", disse o secretário.
O último concurso Prefeitura Teresina PI para a Semec ocorreu em 2022, quando foram oferecidas 220 vagas, por meio de um processo seletivo para o cargo de professor substituto. A seleção foi organizada pela própria prefeitura.
As oportunidades foram distribuídas da seguinte forma:
A seleção foi feita por meio de análise de currículo, com pontuação para títulos de especialização, mestrado ou doutorado; experiência profissional no cargo desejado nos últimos cinco anos; e comprovação de curso de aperfeiçoamento com, pelo menos, 40 horas.
concursos concursos pi (piauí) concursos 2024 provas anterioresO Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.