Prefeitura de Toledo/PR: concurso com 30 ofertas

Vagas no concurso da Prefeitura Municipal de Toledo são para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias. Inscrições já estão abertas e serão aceitas até 28 de outubro

Patricia Lavezzo   Publicado em 03/10/2016, às 14h55

Já está aberta a inscrição para o concurso público da Prefeitura Municipal de Toledo, localizada no Estado do Paraná. Seleção contratará pelo menos 30 profissionais para a área da saúde, além de formar cadastro reserva (CR) para futuras oportunidades.  
Aqueles que concluíram ensino fundamental podem se candidatar para os cargos de agente comunitário de saúde (10 vagas) e agente de combate às endemias (20). O salário inicial é de R$ 1.128,69 e a jornada de trabalho de 40h semanais. 

Participação no concurso


Inscrições serão aceitas até o dia 28 de outubro. A ficha de cadastro está disponível no endereço eletrônico www.toledo.pr.gov.br. 
O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de participação do concurso, no valor de R$ 35, até o dia 31 de outubro. 
A prova objetiva será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de conhecimentos gerais e 20 de conhecimentos específicos. 
Informações sobre a data, horário e local do exame objetivo serão publicadas no site da prefeitura, em momento oportuno. 
O concurso da Prefeitura de Toledo também contará com teste de aptidão física, que visa a avaliar se o candidato está em condições físicas compatíveis para o desempenho das tarefas inerentes ao cargo.

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Toledo


Agente de combate às endemias - realizar visitas externas e internas em domicílios, imóveis, lotes baldios, fazendo o levantamento das situações que possam causar doenças; exercer as atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças, de acordo com as normas do Ministério da Saúde e as diretrizes do SUS, sob a supervisão do gestor municipal de saúde; participar de reuniões de esclarecimento e orientação à população, quanto à prevenção da dengue e demais doenças, como feridas, malária, febre amarela e outras; atuar diretamente nas ações de educação sanitária, panfletagem, destruição de criadores e demais ações que visam ao combate ao mosquito da dengue; participar de cursos e eventos de capacitação na sua área de atuação; aplicar inseticida com bomba manual ou motorizada costal, se necessário; desenvolver outras atividades correlatas.
Agente comunitário de saúde - acompanhar, através de visitas domiciliares, as ações de prevenção, como saúde da mulher gestante, aleitamento materno, recém-nascido, imunização, hipertensão, diabetes, tuberculose, hanseníase e outras situações; atuar na realização do diagnóstico demográfico e sócio-cultural da comunidade; fazer levantamentos e registro das situações que necessitem de acompanhamento especializado, na sua área de atuação; permanecer na unidade básica de saúde e desempenhar atividades pertinentes à sua função, quando da impossibilidade de realização de trabalho de campo; promover o registro, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, os nascimentos, óbitos, o cadastro das gestantes, doenças e agravos à saúde, na sua área de atuação; preencher relatórios e registros atualizados quanto às alterações da sua microárea e manter a unidade informada; promover ações de educação para a saúde individual e coletiva; participar de ações que fortaleçam os elos entre o setor de saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida; desenvolver outras tarefas.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.