Prefeitura de Toropi RS realiza concurso com cinco vagas

Prazo para quem pretende se inscrever no concurso da Prefeitura de Toropi termina em 11 de junho. Prova objetiva está marcada para 1º de julho

Samuel Peressin   Publicado em 04/06/2018, às 15h42

A Prefeitura de Toropi, no Rio Grande do Sul, abriu concurso público para preencher cinco vagas imediatas, além de formar cadastro reserva (CR) em outros dois cargos.

Os empregos de motorista (CR e salário de R$ 1.482,60) e operador de máquinas (CR - R$ 1.704,99) admitem profissionais que completaram o quarto ano do ensino fundamental.

São oferecidos cargos de nível médio para agente administrativo (1 posto - R$ 1.334,34), agente comunitário de saúde (1 - R$ 1.408,47) e fiscal (1 - R$ 1.630,86), 

Curso superior é requisito para analista administrativo (1 - R$ 1.556,73) e fonoaudiólogo (1 - R$ 1.186,08).

Concurso Prefeitura Toropi: inscrições e provas

As inscrições serão recebidas até as 23h59 da próxima segunda-feira (11), por meio do site da banca Legalle Concursos (www.legalleconcursos.com.br). As taxas variam de R$ 70 a R$ 120.

O processo seletivo envolverá provas objetiva (todas as vagas), com aplicação em 1º de julho, e prática (motorista e operador), marcada para o dia 22 do mesmo mês.

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Toropi terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

Atribuições do agente administrativo no concurso da Prefeitura de Toropi

Examinar processos; redigir pareceres e informações; redigir expedientes administrativos tais como: memorandos, cartas, ofícios, relatórios; revisar quanto ao aspecto redacional, ordens de serviço, instruções, exposições de motivos, projetos de leis, minutas de decretos e outros; realizar e conferir cálculos relativos a lançamentos, alterações de tributos, avaliação de imóveis e vantagens financeiras e descontos determinados por lei; realizar ou orientar coleta de preços de materiais que possam ser adquiridos sem concorrência; colaborar em estudos e pesquisas que tenham por objetivo o aprimoramento de normas e métodos de trabalho para o melhor desenvolvimento das atividades; participar de estudos destinados a simplificar o trabalho e reduzir os custos das operações; efetuar levantamentos com vistas a elaboração da proposta orçamentária; colaborar em estudos relativos a estrutura organizacional da Prefeitura; efetuar levantamento de necessidades com vistas ao desenvolvimento da programação do setor de trabalho, pesquisar elementos necessários ao estudo de casos relativos a direitos e deveres dos servidores; elaborar folhas de pagamento de pessoal e quadros de mostruários. Estudar e informar processos que tratem de assuntos relacionados com a legislação específica de pessoal, preparando expedientes que se fizerem necessários; colaborar em estudos preliminares relacionados com a classificação de cargos e empregos, bem como em processos de análise, avaliação e remuneração de cargos; orientar o funcionamento do cadastro de pessoal, material e patrimônio; orientar e coordenar as tarefas de recebimento, venda, guarda, controle e conferência de valores ou bens públicos; passar certidões com base nos dados e registros existentes, mediante solicitação ou por determinação superior; prestar informação ao público quanto ao andamento de expediente; participar de estudos relativos a lotação de cargos nas unidades administrativas; colaborar na programação das atividades de aperfeiçoamento e treinamento de pessoal; atendimento ao público; serviços de protocolo e arquivo executar tarefas afins. Quando integrante do Sistema de Controle Interno, deverá organizar, acompanhar e fiscalizar rotinas de trabalho e de controle, podendo fixar prazos para o seu cumprimento; propor instruções e normativas para serem observadas por todos os setores dos Poderes Executivo e Legislativo.

Sobre Prefeitura Toropi

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.