Ubatuba/SP: concurso oferece vagas para dentista

Concurso da Prefeitura de Ubatuba selecionará três profissionais para carreira de cirurgião dentista. Inscrições disponíveis até 16 de novembro

Samuel Peressin   Publicado em 31/10/2016, às 11h56

A Prefeitura de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, abriu concurso público com oferta de três vagas para a carreira de cirurgião dentista, sendo uma reservada a pessoas com deficiência e outra a negros, índios e quilombolas.

O cargo tem remuneração inicial de R$ 4.798,31, para uma jornada semanal de 40 horas, e exigeensino superior em odontologia e registro no conselho da categoria.

Inscrições no concurso para dentista da Prefeitura de Ubatuba


Para quem pretende concorrer a uma das três vagas para dentista no concurso da Prefeitura de Ubatuba, o prazo de inscrições termina em 16 de novembro. A taxa de participação custa R$ 90.

 A organização do processo seletivo é do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). A ficha cadastral está disponível no site da banca (www.ibamsp-concursos.org.br).

Avaliação e vigência do concurso Prefeitura Ubatuba


A prova objetiva está marcada para 27 de novembro. Ela será formada por questões de língua portuguesa (10), políticas públicas de saúde (10) e conhecimentos específicos (20).

O concurso da Prefeitura de Ubatuba para a carreira de dentista terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, de acordo com o edital.

Concurso Prefeitura Ubatuba: atribuições do cirurgião dentista


Diagnosticar, avaliar e planejar procedimentos odontológicos, anotando em ficha própria do paciente; atender, orientar e executar tratamento odontológico, inclusive os de urgência, anotando em ficha própria do paciente; analisar e interpretar resultados de exames radiológicos e laboratoriais; orientar sobre saúde, higiene e profilaxia oral, prevenção de cárie dental e doenças periodontais; elaborar relatórios e laudos técnicos em sua área de especialidade; participar de programa de treinamento, quando convocado; trabalhar segundo normas técnicas de segurança, qualidade, produtividade e higiene; executar tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos adequados; encaminhar e orientar os usuários, que apresentarem problemas mais complexos, a outros níveis de especialização, assegurando o seu retorno e acompanhamento, inclusive para fins de complementação do tratamento; realizar pequenas cirurgias ambulatoriais; realizar os procedimentos clínicos definidos em normas específicas; prescrever medicamentos e outras orientações na conformidade dos diagnósticos efetuados; emitir laudos, pareceres e atestados sobre assuntos de sua competência; coordenar ações coletivas voltadas à promoção e prevenção em saúde bucal; supervisionar o trabalho desenvolvido pelo Técnico em Higiene Dental e o Auxiliar de Consultório Dentário; registrar todos os procedimentos realizados; desempenhar outras atividades afins.

Sobre Prefeitura de Ubatuba

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.