Prefeitura de Vera MT divulga concurso com 32 vagas

Todas as ofertas do edital são para o cargo de monitor de creche. Inscrições serão recebidas entre 29 de outubro e 8 de novembro

Patricia Lavezzo   Publicado em 24/10/2018, às 16h48

No Mato Grosso, a Prefeitura Municipal de Vera divulgou um novo edital de processo seletivo simplificado para preenchimento de 32 vagas temporárias para a função de monitor de creche. Do total de ofertas, 27 são imediatas e cinco para formação de cadastro reserva. 

Interessados em disputar uma das vagas devem possuir diploma de conclusão de curso de ensino médio. O salário inicial é de R$ 1.010,97 para jornada de trabalho semanal de 40 horas. 

As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 29 de outubro e 8 de novembro, exclusivamente pela internet, através do site da banca organizadora do certame, que é www.masterzconcursos.com.br. O valor da taxa de participação é de R$ 50. 

O certame será constituído de uma única etapa: prova objetiva, eliminatória e classificatória. Ela será composta por 30 questões do tipo múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa (peso 3), dez de matemática (peso 2) e dez de conhecimentos específicos (peso 5).  

Com quatro horas de duração, a avaliação será aplicada na cidade de Vera/MT no dia 25 de novembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado, oportunamente, nos sites da organizadora e da prefeitura (www.vera.mt.gov.br). 

Atribuições do monitor de creche da Prefeitura de Vera

I – participar do planejamento e elaboração das atividades para as crianças; II – contribuir para o bem-estar da criança, propiciando um ambiente de respeito, carinho, atenção individual e coletiva, segurança, tranquilidade e aconchego; III – participar de capacitações de formação continuada, grupos de estudo, troca de experiências, reuniões, formações estabelecidas pelo calendário da SMEC, bem como de todas as atividades que visem à melhoria do processo educativo e a integração da instituição com a família e comunidade; IV – auxiliar a criança na execução de atividades pedagógicas e recreativas diárias, estimulando a mesma em suas ações e movimentos; orientar, acompanhar a higiene, alimentação, repouso e bem estar das crianças, realizando os banhos e trocas de roupas, quando necessário; V – respeitar as diferenças individuais e atuar junto às crianças nas diversas fases da Educação Infantil, auxiliando no processo de desenvolvimento integral da criança nos aspectos afetivos, físicos, motores, intelectuais e psicológicos; VI – auxiliar na construção de atitudes e valores significativos para o processo das crianças, na construção de material didático e brinquedos, garantindo que estes estejam sempre organizados; VII – responsabilizar-se pela recepção e entrega das crianças junto às famílias e acompanhamento até a sala, mantendo um diálogo constante entre família e instituição; VIII – acompanhar as crianças em sala, nas atividades realizadas no pátio, passeios e outros eventos programados pela unidade; IX – zelar pelo cumprimento dos princípios de ética profissional, nos aspectos referentes à intimidade e privacidade dos usuários e profissionais; X – cumprir e fazer cumprir o Estatuto da Criança e Adolescente e as legislações vigentes, de âmbito municipal, estadual e federal.
 

Sobre Prefeitura Vera

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.