Todas as chances do edital são destinadas ao cargo de professor, que requer nível superior. Inscrições serão recebidas até 8 de janeiro
Patricia Lavezzo Publicado em 30/11/2018, às 10h13
A Prefeitura Municipal de Vinhedo, localizada no interior do Estado de São Paulo, a cerca de 75 km de distância da capital, abriu as inscrições do concurso público que selecionará 72 docentes, sendo quatro postos reservados a pessoas com deficiência. A seleção ainda formará cadastro reserva de eventuais oportunidades.
Candidatos que têm o nível superior poderão disputar as funções de professor de educação especial - deficiência intelectual (8 vagas), professor de educação básica I (40) e professor de educação básica II das disciplinas de ciências (4), educação artística (3), educação física (1), geografia (3), história (4), inglês (2), língua portuguesa (6) e matemática (1).
A remuneração inicial oferecida é de R$ 25,95 por hora/aula e a contratação será regida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Interessados em concorrer a uma das vagas devem se inscrever no endereço eletrônico do IBFC (www.ibfc.org.br), organizador do certame. O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 8 de janeiro de 2019 e a taxa de participação, no valor de R$ 50, deverá ser paga até o dia 9 desse mesmo mês.
O concurso será constituído de uma única etapa: prova objetiva, e caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de noções de informática e 20 de conhecimentos específicos.
A avaliação terá duração máxima de três horas e será aplicada no dia 27 de janeiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado no site do IBFC a partir do dia 21 desse mesmo mês.
Professor de educação básica I - realizar as atividades de planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos na sua área de formação; na educação infantil, apoiar o desenvolvimento integral e a construção do conhecimento de crianças até seis anos; no ensino fundamental regular I, promover a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades, atitudes e competências para crianças do 1º ao 5º ano; atuar nos termos iniciais da educação de jovens e adultos 1º segmento - 1º ao 4º termo ou nível de ensino equivalente; participar do horário de trabalho pedagógico, planejamento, momentos de avaliação discente e docente, capacitação e formação profissional, bem como atividades culturais e educativas extraclasse, quando for proposta da escola e da Secretaria Municipal de Educação; executar outras tarefas.
Professor de educação básica II - realizar as atividades de planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos na sua área de formação; no ensino fundamental regular II, promover, na sua área específica de formação, o desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências para crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano; atuar no ensino fundamental II, nos termos finais da educação de jovens e adultos - 2º segmento, 1º ao 4º termo ou nível de ensino equivalente; atuar no ensino fundamental I e na educação infantil, nos casos de existência de aulas de sua especialidade; atuar no ensino médio - Educação de Jovens e Adultos (EJA) 1º ao 3º termo ou nível de ensino equivalente; participar do horário de trabalho pedagógico, planejamento, momentos de avaliação discente e docente, capacitação e formação profissional, bem como atividades culturais e educativas extraclasse, quando for proposta da escola e da Secretaria Municipal de Educação; entre outras.
Professor de educação especial - atendimento educacional especializado em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, nas salas de recursos multifuncionais ou de modo itinerante, nas unidades de educação infantil, ensino fundamental (regular e EJA) ou ensino médio (EJA). Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, escola; estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização desconsiderando as necessidades específicas dos alunos - alvo da educação especial; elaborar e executar plano de atendimento especializado, avaliando a funcionalidade e aplicabilidade dos recursos pedagógicos e acessibilidade; organizar o tipo e o número de atendimento aos alunos na sala de recursos multifuncionais; acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como em outros ambientes da recursos de acessibilidade; orientar professores e famílias sob os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelos alunos; ensinar e utilizar a tecnologia assistida de forma a ampliar habilidades funcionais dos comum, visando a disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares; entre outras.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.