Oportunidades no concurso da Prefeitura Municipal de Xinguara estão distribuídas entre os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias. Inscrições serão aceitas até 6 de novembro
Patricia Lavezzo Publicado em 01/11/2017, às 10h56
Ainda dá tempo de participar do concurso da Prefeitura Municipal de Xinguara, localizada no Estado do Pará. A seleção visa o preenchimento de 19 vagas do seu quadro de pessoal, além de formar cadastro reserva para eventuais oportunidades.
Aqueles que concluíram o ensino fundamental podem se inscrever para as funções de agente comunitário de saúde (16 vagas) e agente de combate a endemias (3). O cargo de agente comunitário de saúde ainda exige que o candidato resida na área em que atuará desde a data de publicação do edital.
O salário inicial oferecido pela Prefeitura de Xinguara para ambos os empregos é de R$ 1.277,44, para carga horária semanal de 40 horas.
Interessados deverão realizar a inscrição presencial até o dia 6 de novembro, no horário das 14h às 18h, em dias úteis, na recepção da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Praça Vitória Régia, Centro. O valor da taxa é de R$ 50.
O concurso da Prefeitura de Xinguara será constituído das seguintes etapas: prova objetiva e de redação; e análise curricular.
A prova objetiva e de redação serão aplicadas no dia 26 de novembro na Escola Municipal Acy de Barros Pereira, localizada na Rua Brasil, s/n, Centro de Xinguara, no horário das 8h às 12h.
Agente comunitário de saúde - utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade; promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva; registro, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde; estímulo à participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde; realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família; participação em ações que fortaleçam os elos entre o setor saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida. Executar tarefas básicas de informações a indivíduos e grupos, visando a instrução da população em geral para a prevenção de doenças; orientar a população em geral sobre a importância da higiene e cuidados básicos e/ou primários para a prevenção de doenças; acompanhar mensalmente todas as famílias sob sua responsabilidade.
Agente de combate a endemias - desenvolver ações educativas e de mobilização da comunidade relativas ao controle das doenças/agravos; executar ações de controle de doenças/agravos; identificar casos suspeitos dos agravos/doenças e encaminhar os pacientes para a unidade de saúde de referência e comunicar o fato ao responsável pela unidade de saúde; orientar a comunidade sobre sintomas, riscos e agente transmissor de doenças e medidas de prevenção individual e coletiva; executar ações de campo para pesquisa entomológica, malacológica e/ou coleta de reservatórios de doenças; realizar cadastramento e atualização da base de imóveis para planejamento e definição de estratégias de intervenção; executar ações de controle de doenças utilizando as medidas de controle químico, biológico, manejo ambiental e outras ações de manejo integrado de vetores; entre outras atividades.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.