Concurso Presidente Castello Branco: inscrição aberta

A Prefeitura Municipal de Presidente Castello Branco oferece uma vaga para o cargo de médico. Interessados devem se inscrever no concurso até o dia 21 de outubro

Patricia Lavezzo   Publicado em 17/10/2016, às 14h44

A Prefeitura Municipal de Presidente Castello Branco, localizada no Estado de Santa Catarina, está com inscrição aberta de concurso público para preenchimento de uma vaga temporária para o cargo de médico
Oferta é destinada à substituição da servidora titular, em decorrência de licença maternidade. A contratação será pelo período de 180 dias, prorrogável caso haja continuidade no afastamento da titular. 
Interessados devem possuir o nível superior em medicina e registro no conselho profissional. O salário inicial é de R$ 19.004,77 e a jornada de trabalho de 40h semanais.

Como participar do concurso


As inscrições presenciais serão aceitas no período das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na sede da Prefeitura de Presidente Castello Branco, situada na Rua Alberto Ernesto Lang, 29 - Centro, até o dia 21 de outubro. 
Com duas horas de duração, a prova objetiva será composta por 20 questões de múltipla escolha. Ela será aplicada no dia 28 de outubro na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Alberto Ernesto Lang, s/nº - Centro. 

Conteúdo programático da Prefeitura de Presidente Castello Branco


Legislação - Sistema Único de Saúde (SUS): princípios e diretrizes. Noções sobre políticas de saúde no Brasil. Lei orgânica da saúde. Legislação sobre controle social na saúde. Ética profissional, responsabilidade e trabalho em equipe. Educação em saúde: conceitos básicos. Leis federais, estaduais e municipais sobre saúde pública. Saúde da família: estratégia do programa saúde da família; modelos de atenção a saúde; planejamento estratégico como instrumento de gestão e assistência; sistema de atenção básica como instrumento de trabalho da equipe no programa da família. Estatuto da Criança e do Adolescente. Estatuto do Idoso. Código de Defesa do Consumidor. Estatuto dos Servidores Públicos Municipais. Legislação regulamentadora e normatizadora da profissão. 
Conhecimentos específicos - cuidados gerais com o paciente em medicina interna; doenças cardiovasculares: hipertensão arterial, cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca, miocardiopatias e valvulopatias, arritmias cardíacas; doenças pulmonares: asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica; embolia pulmonar; pneumonias e abscessos pulmonares; doença pulmonar intersticial; hipertensão pulmonar; doenças gastrointestinais e hepáticas: úlcera péptica, doenças intestinais inflamatórias e parasitárias, diarréia, colelitiase e colecistite, pancreatite, hepatites virais e hepatopatias tóxicas, insuficiência hepática crônica; doenças renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, síndrome nefrótica, litíase renal; doenças endócrinas: diabetes mellitus, hipotireoidismo e hipertireoidismo, tireoidite e nódulos tireoidianos, distúrbios das glândulas supra-renais, distúrbios das glândulas paratireóides; doenças reumáticas: artrite reumatóide, espondiloartropatias, colagenoses, gota; doenças infecciosas e terapia antibiótica; distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos; exames complementares invasivos e não-invasivos de uso corriqueiro na prática clínica diária; emergências clínicas.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.