Oportunidade no concurso da Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau é de uma vaga para o cargo de médico clínico do sistema penitenciário
Entra em vigor nesta segunda-feira (5) o prazo de
inscrição do
concurso público da
Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau, localizada no interior do Estado de
São Paulo. A seleção visa o preenchimento de uma vaga para o cargo de médico clínico do sistema penitenciário.
Para ingressar na carreira é necessário possuir nível
superior em medicina e registro no órgão de classe. O salário inicial é de R$ 7.500 para carga horária semanal de 20 horas.
A participação no
concurso da
Prefeitura de Presidente Venceslau deverá ser garantida até o dia 18 de junho. A ficha de cadastro está disponível no endereço eletrônico
www.unisisp.com.br. O valor da taxa é de R$ 50.
Processo seletivo da Prefeitura de Presidente Venceslau
O
concurso da
Prefeitura de Presidente Venceslau será constituído de uma única etapa: prova objetiva. Ela será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 20 de conhecimentos específicos e 10 de conhecimentos gerais em saúde pública.
A avaliação será aplicada na cidade de
Presidente Venceslau no dia 2 de julho. Com início às 9h, ela será realizada na “EMEF Dr. Álvaro Coelho”, situada na Avenida Dom Pedro II, nº 787, Centro.
Atribuições do médico da Prefeitura de Presidente Venceslau
Compreende as tarefas destinadas a exames médicos, emissão de diagnósticos, prescrição de medicamentos e outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, aplicando recursos de medicina preventiva e terapêutica, para promover a saúde e bem estar do paciente; examinar o paciente, auscultando, palpando ou utilizando instrumentos especiais, para determinar diagnósticos ou, se necessário, requisitar exames complementares e encaminhá-lo ao especialista; analisar e interpretar exames de raios-x, bioquímico, hematológico e outros, comparando com padrões normais, para confirmar ou informar o diagnóstico; prescrever medicamentos, indicando dosagem e respectiva via de administração, assim como, cuidados a serem observados, para conservar ou restabelecer a saúde dos pacientes; manter registro dos pacientes examinados, anotando a conclusão diagnóstica, tratamento, evolução da doença, para efetuar orientação terapêutica adequada; emitir, se autorizado, atestados de saúde, sanidade e aptidão física e mental e de óbito, para atender a determinações legais; atender a urgências clínicas, cirúrgicas e traumatológicas; executar outras tarefas afins, determinadas pelo superior imediato.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.