Concurso Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) será para cargos de nível superior, com iniciais de R$ 7 mil
Fernando Cezar Alves Publicado em 02/09/2023, às 12h40
O novo concurso Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) , autorizado em 28 de julho pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, tende a fazer parte do concurso Governo Federal Unificado. Acontece que o órgão já confirmou o interesse de aderir ao certame, que deve congregar diversos órgãos federais com seleções já autorizadas. Os órgãos têm até o próximo dia 29 de setembro para confirmar a participação no certame, com publicação do edital prevista para ocorrer em 20 de dezembro. Caso a Previc não participe, o prazo de libieração do edital vai até o final de janeiro, seis meses após a publicação da portaria autorizativa.
Ao todo, a Previc deve oferecer 40 vagas, distribuídas por dois cargos, ambos com exigência de nível superior, com remuneração inicial de R$ 7.090,37.
A distribuição das vagas por cargos é a seguinte:
De acordo com o documento que autoriza a seleção, a aplicação das provas deve ocorrer dois meses após a publicação do edital de abertura de inscrições.
O último concurso Previc ocorreu em 2010, com 100 vagas de níveis médio e superior. Na ocasião, o Cespe/UnB organizou o certame e as chances foram lotadas no Distrito Federal e em Minas Gerais.
Para ensino médio foram oferecidas 20 vagas para o cargo de técnico administrativo.
Para nível superior foram disponibilizadas vagas para os seguintes cargos:
A triagem do concurso Previc ocorreu por meio de provas objetivas e testes discursivos para todos os participantes. Depois houve contagem por ponto de títulos somente para especialista.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores
Criada pela lei nº 12.154, de 23 de dezembro de 2009, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) é uma autarquia de natureza especial, dotada de autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, vinculada ao Ministério da Previdência Social e com sede e foro no Distrito Federal.
A Previc atua em todo o território nacional como entidade de fiscalização e de supervisão das atividades das entidades fechadas de previdência complementar. Ela é responsável também pela execução das políticas para o regime de previdência complementar, operado pelas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), observadas as disposições constitucionais e legais aplicáveis.
Os escritórios regionais do órgão estão localizados nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco.