Sabesp: defasagem deve abrir portas para novo concurso

Apesar de no momento não haver previsão de um novo concurso, a Sabesp não deve demorar para fazer movimentações já que precisa de uma grande quantidade de funcionários em seu quadro

Camila Diodato   Publicado em 01/02/2017, às 14h59

Um novo concurso público não deve demorar para ser planejado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Acontece que o órgão tem uma grande defasagem de pessoal e nenhuma seleção vigente.


De acordo com o setor de recursos humanos da companhia, por enquanto não há movimentações sobre novo concurso para efetivos. E quando houver esta possibilidade a diretoria é quem fará uma solicitação de vagas ao Conselho de Defesa dos Capitais do Estado (Codec).
Mas apesar de não existir a previsão, segundo levantamento de janeiro de 2017, a Sabesp conta com nada menos do que 4.169 postos vagos e que devem ser preenchidos por profissionais concursados.
Pelos dados faltam profissionais para ocupar os cargos de advogado (22 vagas), agente de saneamento ambiental (1.214), analista de gestão (456), analista de sistemas de saneamento (46), atendente a clientes (144), biólogo (10), controlador de sistemas de saneamento (8), engenheiro (198), engenheiro de segurança do trabalho (5), médico do trabalho (13), motorista operador de equipamentos automotivos (191), oficial de manutenção (322), químico (14), técnico de segurança do trabalho (21), técnico em enfermagem do trabalho (2), técnico em gestão (983), técnico em sistemas de saneamento (486) e tecnólogo (34).
Como deu para perceber as carreiras que podem ser abertas em um futuro concurso da Sabesp são para todos os níveis escolares e diversas áreas de atuação.
Outro detalhe que vale ressaltar é que o último concurso da Sabesp foi lançado em 2013 e teve validade até 29 de maio de 2016. Ou seja, a companhia só conseguirá repor os funcionários por meio de novos concursos; sem contar que a instituição costuma realizar seleções a cada dois ou três anos, como pode ser visto pelos certames anteriores que foram publicados nos seguintes anos: 2013, 2011, 2009, 2006 e 2005.

Último concurso Sabesp


A Sabesp promoveu, em 2013, concurso para o preenchimento de 624 vagas, além de formação de cadastro reserva. O certame foi organizado pela Fundação Carlos Chagas e contou com oportunidades para todos os níveis escolares.
Para candidatos com ensino fundamental completo, carteira de habilitação na categoria “B” e experiência mínima de seis meses, as oportunidades foram para agente de saneamento ambiental e oficial de manutenção (caldeiraria, civil, elétrica, eletroeletrônica, hidráulica, mecânica e soldador). Aqueles que tem com o mesmo nível de formação e vivência profissional, além da carteira de habilitação na categoria “D”, tiveram a chance de concorrer ao posto de motorista operador de equipamentos automotivos. 
Nível médio, CNH “B” e experiência de seis meses habilitaram a participação para atendente a clientes e técnico em gestão. Enquanto curso técnico, CNH “B”, experiência mínima de seis meses e, em alguns casos, registro profissional, foram requisitos para as colocações de controlador de sistemas de saneamento e técnico nos segmentos de segurança, informática, agrimensura, edificações, eletromecânica, eletrônica/instrumentação, eletrotécnica, hidráulica, mecânica, química e meio ambiente/saneamento. 
O diploma de graduação, CNH “B”, pelo menos seis meses de experiência e registro profissional tornaram possível a disputa para as carreiras de advogado; analista de gestão (administração de empresas, contabilidade, economia, serviço social e sistemas); biólogo; enfermeiro do trabalho; engenheiro (agrimensura, ambiental, civil, elétrica, mecânica, mecatrônica, química e segurança do trabalho); médico do trabalho; e tecnólogo em construção civil, sistemas e saneamento. 
Todos os participantes foram submetidos às provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos. Os testes aconteceram nas cidades de Santos, Bragança Paulista, Caraguatatuba, São Paulo, Registro, Itapetininga, Botucatu, Itatiba, São José dos Campos, Lins, Franca e Presidente Prudente.

Sobre Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é uma sociedade anônima de economia mista fundada em 1973 e atualmente é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 375 municípios do Estado de São Paulo.

É considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida. São 28,4 milhões de pessoas abastecidas com água e 25,2 milhões de pessoas com coleta de esgotos.

A Sabesp é responsável por cerca de 30% do investimento em saneamento básico feito no Brasil. Em parceria com empresas privadas, a Companhia também presta serviços de água e esgoto em outros quatro municípios, Mogi-Mirim, Castilho, Andradina e Mairinque.

Caixa paga hoje R$ 400,00 para beneficiários do Auxílio Brasil. Veja lista

Stellantis, Heineken, Seara, dentre outros! Confira os principais processos seletivos desta sexta

PIS/Pasep: consulta ao benefício será disponibilizada no início da semana; veja como fazer

No segmento de água de reuso obtida a partir do tratamento de esgotos, a Sabesp produz, fornece e comercializa diretamente o produto por meio de suas próprias estações e, como sócia na Aquapolo Ambiental, que abastece o Polo Petroquímico de Capuava.