Prefeitura tem 753 vagas de até R$ 4 mil

Inscrições abrem em 20 de setembro e vão até 10 de outubro. Há chances em todos os níveis de escolaridade.

Redação   Publicado em 15/09/2010, às 10h37

A Prefeitura de Santa Luzia, no Maranhão, anuncia a abertura de concurso que oferece 753 vagas de ensino fundamental, médio e superior em diversos setores de sua administração.

Para quem tem ensino fundamental

Há 277 vagas neste nível escolar com salários entre R$ 510 e R$ 1.020 em cargos como auxiliar de consultório dentário, auxiliar operacional de serviços diversos, vigia, tratorista e auxiliar eletricista.

Ensino Médio

Neste nível de formação há 399 vagas com salários entre R$ 510 e R$ 1.024. A maioria das vagas destina-se ao cargo de professor, que exige formação em curso de magistério, mas também há chances para concluintes de ensino técnico em áreas como enfermagem, radiologia e topografia. Além destas, vagas como agente administrativo, agente social e agente de trânsito municipal estão disponíveis a quem têm o ensino médio comum.

Graduação

Profissionais com ensino superior podem concorrer a 77 vagas com salários que variam entre R$ 1.500 e R$ 4.000. Entre as funções disponíveis estão analista agrônomo, assistente social, enfermeiro, médico, nutricionista, pedagogo, odontólogo e terapeuta ocupacional.

Nesta seleção, 10% das vagas são destinadas a profissionais portadores de necessidades especiais.

Participação

O processo seletivo é composto por prova de títulos, avaliação física, prova prática e prova objetiva, esta última será aplicada a todos os cargos e tem data prevista para 14 de novembro.

Os interessados podem se inscrever entre os dias 20 de setembro e 10 de outubro por meio dos sites www.sousandrade.org.br ou www.fsadu.org.br, ou ainda pessoalmente, até 5 de outubro, no posto de inscrição que fica na avenida Nagib Haickel, s/n, Centro de Santa Luzia/MA.

A taxa de inscrição é de R$ 27 (ensino fundamental), R$ 32 (ensino médio) e R$ 55 (superior).

Outras informações você confere no edital que o JC&E disponibiliza anexo.

Da redação/SP

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Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.