Abertas 400 vagas para agentes de leitura

A Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo oferece 400 vagas de agentes de leitura com bolsa-auxílio de R$ 350.

Redação   Publicado em 06/05/2010, às 10h34

A Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo está com inscrições abertas para o processo seletivo que visa à contratação de 400 agentes de leitura para o Programa Mais Cultura, do Governo Federal, tem como objetivo facilitar o acesso e o incentivo à leitura no município.

O programa terá a duração de um ano e os selecionados receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 350 por mês, uniforme e um kit com 100 livros de variados gêneros e para todas as idades.

Para participar do processo seletivo, os jovens devem ter entre 18 e 29 anos e ensino médio completo.

O período de participação seria encerrado no dia 26 de abril, mas até o momento, cerca de 200 jovens fizeram inscrições, então o prazo foi prorrogado até o dia 10 de maio. Quem estiver interessado em uma das vagas deve se inscrever gratuitamente preenchendo formulário disponibilizado em instituições públicas tais como escolas e bibliotecas (confira a relação dos postos constante no item 3.3.1 do edital de abertura) ou pelos sites da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo www.saobernardo.sp.gov.br, do Ministério da Cultura

(www.cultura.gov.br) e do Programa Mais Cultura (http://mais.cultura.gov.br).

A primeira fase será eliminatória e consistirá na análise dos documentos solicitados. Já a segunda etapa de natureza classificatória será composta por prova escrita com questões de interpretação de textos e de produção textual; haverá ainda prova oral que será realizada seguindo o término da prova escrita e consistirá na leitura de texto sorteado pela Comissão de Avaliação Técnica. Por fim, a terceira fase irá analisar o currículo do candidato verificando a qualificação e experiência, em seguida será realizada a entrevista.

O programa consiste no acompanhamento de famílias pelos agentes, que oferecerão atividades como contação de histórias, rodas de leitura e empréstimos de livros. A ideia é que esses jovens incentivem a leitura nas comunidades em que residem, utilizando as ações de leitura como base e atuando como agente multiplicador. O programa reforça a descentralização das ações culturais promovidas pela Administração, garantindo a ampliação do acesso aos bens e serviços culturais da cidade.

De acordo com a Secretaria de Cultura, não haverá uma carga horária específica. Os jovens deverão acompanhar 30 famílias mensalmente, durante todo o ano. Os selecionados receberão capacitação e terão um coordenador que os acompanharão durante todo o processo. A expectativa é que, até o final do projeto, 12 mil famílias sejam atendidas.

As ações acontecerão em 19 bairros da cidade, divididos em 14 regiões. As famílias a serem atendidas pelo programa serão selecionadas pela própria secretaria, tendo como principais critérios a inscrição no programa Bolsa Família e a residência em regiões com baixos índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em uma ação integrada aos Programas Territórios da Cidadania, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Programa Mais Educação, Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) e com outras ações do Governo Federal.

Informações pelo telefone (11) 4336-8290 ou 4336-8210.

Veja também:

SPTuris/SP: saiu concurso para 910 vagas imediatas e cadastro

PRF: tentativa de fraude não invalida concurso

Em vídeo: veja dicas para o teste físico nos concursos

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.