São Carlos/SC abre concurso com vaga para contador

A participação no concurso da Prefeitura Municipal de São Carlos deverá ser garantida até o dia 2 de junho

Patricia Lavezzo   Publicado em 04/05/2017, às 09h48

No Estado de Santa Catarina, a Prefeitura Municipal de São Carlos abriu inscrições de concurso público para provimento de uma vaga para o cargo de contador. O prazo de validade do processo seletivo é de um ano, a contar da data da publicação do ato de sua homologação.
Para ingressar na carreira é necessário ter formação superior em ciências contábeis e registro no conselho de classe. O salário inicial é de R$ 3.752,72 para carga horária semanal de 40 horas. 

Participação no concurso da Prefeitura de São Carlos


As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico da banca organizadora, a Cursiva Assessoria e Consultoria (www.cursivani.com.br). A ficha de cadastro estará disponível no site até o dia 2 de junho. 
O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de participação, no valor de R$ 120, até a data limite de 3 de junho. 

Avaliação do concurso da Prefeitura de São Carlos


O concurso da Prefeitura de São Carlos contará com uma única etapa: prova objetiva. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo oito de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de legislação, duas de conhecimentos gerais e 20 de conhecimentos específicos. 
Com quatro horas de duração, a prova será aplicada na cidade de São Carlos na data prevista de 11 de junho. O edital de convocação, contendo os locais e horários de realização da avaliação, será divulgado no site da Cursiva Assessoria e Consultoria, a partir do dia 8 desse mesmo mês. 

Atribuições do contador da Prefeitura de São Carlos


Elaborar, acompanhar, controlar e executar a política orçamentária; controle e cobrança da dívida ativa; promover o registro e controle contábil da administração financeira, orçamentária e patrimonial do município; solicitar e conferir prestações de contas, quando necessário encaminhar para tomada de contas especiais na forma da lei; realizar perícias contábeis e financeiras, na forma da lei; escriturar a movimentação dos recursos financeiros, de acordo com as normas legais vigentes; informar sobre o comportamento da receita para fins de planejamento econômico e financeiro; estudar, classificar, escriturar e analisar os atos e fatos da contabilidade, de forma analítica e sintética, do município e dos seus fundos especiais; empenhar a despesa e fazer controle dos créditos orçamentários; registrar a movimentação de recursos financeiros, materiais, humanos e patrimoniais; emitir relatórios periódicos gerenciais relativos as receitas e despesas; elaborar os projetos de plano plurianual, de lei de diretrizes orçamentárias e de lei orçamentária anual, na forma e tempo adequados; registrar a movimentação de recursos financeiros da administração de pessoal e material; registrar, na forma prevista, a movimentação de bens; fazer planos e prestações de contas de recursos financeiros; levantar mensalmente os balancetes e anualmente o balanço; executar outras tarefas. 

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.