São José dos Pinhais/PR: concurso com 10 ofertas

A participação no processo seletivo da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais deverá ser garantida até o dia 25 de setembro. As vagas são destinadas ao cargo de médico

Patricia Lavezzo   Publicado em 21/09/2017, às 13h47

No Estado do Paraná, a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais receberá até o dia 25 de setembro as inscrições de seu processo seletivo. A seleção visa o preenchimento de 10 vagas temporárias para a área da saúde. 
Profissionais que possuem o nível superior em medicina estão aptos à carreira de médico nas áreas de clínica médica (5 vagas) e pediatria (5). A remuneração inicial é de R$ 101,19 por hora, além do benefício de auxílio-refeição de acordo com a jornada de trabalho. 
O formulário de inscrição está disponível no endereço eletrônico www.sjp.pr.gov.br. Para os candidatos ao cargo de médico na área de pediatria será necessário anexar o certificado de conclusão de programa de residência médica em pediatria. 
Os candidatos inscritos no processo seletivo da Prefeitura de São José dos Pinhais serão avaliados por meio de prova objetiva sobre conhecimentos gerais em medicina e conhecimentos específicos. Ela será aplicada no município de São José dos Pinhais na data prevista de 15 de outubro, com início às 8h. 

Atribuições dos cargos da Prefeitura de São José dos Pinhais


Médico na área de clínica geral - Analisar liberações de autorização de internamento hospitalar; acompanhar processos de internamentos e analisar procedimentos técnicos adotados; analisar, conferir e liberar laudos de emissão de AIH para cirurgias eletivas; analisar guias, prontuários e documentos relativos a liberação de pagamentos ao Sistema Integrado a Traumas - SIATE.
Médico na área de pediatria - Prestar atendimento médico ambulatorial e hospitalar como pediatra; recepcionar e identificar o paciente, explicando os procedimentos a serem realizados; desempenhar funções de medicina preventiva e curativa; realizar consultas, exames, diagnóstico, terapêutica e acompanhamento dos pacientes, bem como executar qualquer outra atividade que, por sua natureza, esteja inserida no âmbito das atribuições pertinentes ao cargo e à área; atuar como médico especialista em equipe multiprofissional, inclusive com residentes em treinamento; atuar como médico no desenvolvimento de projetos terapêuticos individuais, familiares e coletivos em unidades de saúde e nas comunidades locais realizando clinica ampliada; realizar atendimento ao acidentado do trabalho; emitir atestado de óbito; realizar procedimentos cirúrgicos simples, primeiros socorros e urgências com encaminhamentos com ou sem preenchimento dos prontuários; articular os recursos intersetoriais disponíveis para diminuição dos agravos à saúde dos pacientes; estar disponível como apoio matricial de capacitação. Desempenhar outras atividades afins ao cargo. (Descrição acrescida pela Lei Complementar nº 55, de 16.07.2010).

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.