Seleção contará com 52 postos, para quem possui formação em psicologia, direito e serviço social. Iniciais de R$ 1,8 mil.
Fernando Cezar Alves Publicado em 21/07/2017, às 14h26
A Prefeitura de São Luís, no Maranhão, confirmou, na última quinta-feira, 20 de julho, a AOCP - Assessoria em Organização de Concursos Públicos como a empresa vencedora do processo licitatório para escolha da banca organizadora do seu novo concurso público, que contará com uma oferta de 52 vagas para o cargo de técnico municipal.
A empresa já havia vencido a licitação. Porém, o processo estava em análise de recursos. Mesmo com o provimento parcial do questionamento apresentado por outra empresa, a E. F. Pesquisas e Projetos Ltda, esta acabou ficando em segundo lugar.
Com isto, o próximo passo é assinar o contrato com a escolhida para, em seguida, definir a data de publicação do edital de abertura de inscrições.
Para concorrer será necessário possuir curso de nível superior em áreas específicas. Independente da opção, a remuneração inicial será de R$ 1.848,44, para a jornada de 40 horas semanais. Do total de postos, 28 são para quem possui formação em assistência social, 19 para a área de psicologia e cinco para a área de direito.
Já está definido que a duração das provas objetivas será de quatro horas, das 8h30 às 12h30.
O exame será composto de 60 questões, sendo oito de língua portuguesa, 17 sobre legislações federais e municipais e 35 de conhecimentos específicos para cada área.
Os candidatos também serão submetidos a uma prova escrita, com uma questão discursiva e uma peça técnica.
Somente serão corrigidas as provas escritas dos melhores colocados na parte objetiva dentro de um limite de 168 candidatos para a área de assistência social, 114 para psicologia e 30 para direito. Também serão considerados os participantes empatados na última posição.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.