Concurso SAP SP: governador Rodrigo Garcia envia PEC que regulamenta a polícia penal no estado

Concurso SAP SP (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo) deve ter nova carreira de policial penal

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br   Publicado em 09/06/2022, às 12h28 - Atualizado às 15h38

Governador Rodrigo Garcia: Secom SP

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, encaminhou, nesta quinta-feira, 9 de junho, para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), uma prpostas de emenda à constituição (PEC), que regulamenta a Polícia Penal como órgão de segurança pública, vinculado a novos concursos SAP SP (Secretaria Estadual de Adminsitração Penitenciária de São Paulo). A PEC vai adequar a Constituição Estadual à Constituição Federal, que sofreu alteração com a inserção da Polícia Penal como órgão de segurança pública. 

“Vou criar condições para que o Estado realize esse sonho de criar a Polícia Penal de São Paulo. Eu estou há muito tempo servindo o meu estado e, durante esse período todo, acompanhei a luta em relação à Polícia Penal, à ampliação do quadro da Secretaria da Administração Penitenciária, com a contratação de mais agentes, e à valorização salarial. Hoje estamos assinando, com muita responsabilidade, a PEC que cria finalmente a Polícia Penal de São Paulo”, disse o governador.

A mudança vem ocorrendo gradualmente nos diversos estados do país, em virtude da emenda constitucional 104, de dezembro de 2019, que cria as polícias penais federal, estaduais e distritais.

O texto deve alterar o artigo 143 da Constituição do Estado, que passou a ser o seguinte:

“Artigo 143-A – A Polícia Penal, órgão permanente, dirigida por servidor de carreira e vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária, cabe a segurança dos estabelecimentos penais, a custódia e a escolta de presos.

Vale ressaltar que já tramita, na Alesp, a PEC 4/2021, que visa criar a carreira de policial penal. Neste caso, a proposta já está na ordem do dia para ser votada pelos legisladores desde  maio de 2021.

 

concursos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anteriores