O novo concurso da SAP SP (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária de São Paulo) passará a cobrar ensino superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 04/10/2024, às 20h04
O primeiro concurso SAP SP (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária de São Paulo) para o cargo de policial penal contará com uma oferta de 1.100 vagas e será destinado somente para homens, de acordo com as últimas informações divulgadas pela pasta. Vale lembrar que, no último dia 26 de setembro, o governador Tarcísio de Freitas sancionou a lei complementar 1.416, que regulamenta a carreira. Além disso, a pasta confirmou que em breve será definida a banca organizadora. Somente após este procedimento e a assinatura do respectivo contrato será confirmada a data precisa de início da seleção.
A polícia penal da SAP SP, regularizada pela lei 1.416, unifica as categorias de agente de segurança penitenciária e de agente de escolta e vigilância penitenciária da SAP SP, por meio de uma só carreira. A nova legislação ainda estabelece a polícia penal como órgão permanente de segurança pública, elevando-a ao mesmo patamar de importância das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.
Para ingresso no posto, os candidatos deverão ter nível superior de ensino. Qualificação e especialização também serão aspectos valorizados para a progressão de carreira.
A nova função dentro da polícia penal terá reajuste salarial em relação aos cargos anteriores. Em média, os reajustes serão de 23% para os antigos ASPs e de 33% para os antigos AEVPs. Funções de confiança, como diretores de diversos níveis, também receberão remuneração superior à praticada atualmente. A Corregedoria terá exclusivamente policiais penais e sistema de remuneração conforme determinação da Constituição Federal.
Para ingressar na carreira de policial penal, o candidato deverá possuir os seguintes requisitos:
A remuneração inicial será de R$ 4.472. Além disso, a carreira contará com três categorias e sete níveis, garantindo ao servidor, no final da carreira, um ganho de R$ 10.002,12.
O candidato poderá ter tatuagem desde que não:
divulgue símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Penal;
II - faça alusão a:
O ingresso no concurso SAP SP será por meio de certame composto de quatro etapas: