Concurso SEAP PB (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Paraíba) está previsto para ser realizado ainda em 2023
Fernando Cezar Alves Publicado em 15/02/2024, às 10h39
A realização do novo concurso SEAP PB (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Paraíba) para a carreira de policial penal voltou a ser confirmada. Desta vez, pelo comandante da Polícia Militar (PM PB), coronel Sérgio Fonseca, em entrevista para a TV Arapuan, sobre a segurança pública durante o Carnaval. Na ocasião, ressaltou que, além da convocação de 900 aprovados do concurso da PM, a área contará com o reforço da contratação de novos policiais penais.
"O governador João Azevêdo deve, nos próximos anos, ou no próximo ano, anunciar outros concursos, como o da própria Polícia Penal. O governo do estado da Paraíba vem investindo em tecnologia e na recomposição de recursos humanos", disse.
Vale lembrar que, em janeiro de 2023, o secretário da SEAP PB, João Alves, já havia afirmado que a intenção era publicar o edital no último ano, o que acabou não se concretizando.
Na ocasião, reforçou que a grande necessidade de pessoal decorre do grande tempo sem novas contratações. O último concurso SEAP PB, segundo ele, ocorreu em 2008, o que acarreta a necessidade de realizar uma reoxigenação do quadro de servidores. "As pessoas foram envelhecendo. Outras foram sendo aprovadas em outros concursos", ressaltou.
O estado já conta com lei aprovada que transforma a carreira de agente de segurança penitenciária em policial penal. Para concorrer ao cargo é necessário possuir ensino médio, com remuneação inicial de aproximadamente R$ 3,7 mil.
O último concurso SEAP PB, realizado em 2008, contou com uma oferta de 2.000 vagas, ainda como agente de segurança, sendo 1.627 para homens e 373 para mulheres. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).
A seleção contou com três etapas, da seguinte forma:
A parte objetiva contou com 60 questões, distribuídas da seguinte forma: