Novo concurso da SEAP PB (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Paraíba) é destinado a candidatos com ensino superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 27/10/2025, às 07h09
A realização do concurso SEAP PB (Secretaria da Administração Penitenciária do Estado da Paraíba) é uma das prioridades do governo. A confirmação foi feita na última sexta-feira, 24 de outubro, pelo secretário da Administração, Tibério Lima, durante entrevista à rádio POP FM. De acordo com ele, as prioridades são para a carreira de polícia penal, bem como para a área de obras no estado. Em agosto, ele já havia anunciado que o edital da SEAP deve ser publicado até dezembro.
No entanto, para que o órgão possa dar início ao certame ainda é necessária a aprovação da nova lei orgânica da carreira, o que deve ocorrer em breve.
Sobre as novas seleções, disse o secretário:
"Temos dois concursos anunciados que ainda não lançamos edital, que é o concurso para a área de obras do governo do estado, para analista de infraestrutura em diversas especialidades: técnico de edificações, arquiteto, engenheiro, entre outras funções. A gente espera lançar em breve esse edital e também o da Polícia Penal, anunciado pelo governador, mas que ainda não tem definição de quantitativo de vagas e escolaridade porque depende da aprovação da nova lei orgânica da polícia penal na Assembléia Legislativa"
Ao todo, a SEAP pretende preencher 1.000 vagas para o cargo de policial penal, sendo 500 para o preenchimento imediato e 500 para formar cadastro reserva de pessoal. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 4.670,32.
O concurso deverá ser composto pelas seguintes etapas:
Assim que iniciadas, as inscrições poderão ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, que será o Instituto Idecan.
O último concurso SEAP PB foi realizado em 2008, com uma oferta de 2.000 vagas, ainda como agente de segurança, sendo 1.627 para homens e 373 para mulheres. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).
A seleção foi composta de três etapas:
A parte objetiva contou com 60 questões, distribuídas da seguinte forma:
concursos concurso pb (paraíba) concursos 2025 provas anteriores