Além do novo concurso Seduc RS (Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul) para temporários, governo também aponta para contratação posterior de efetivos
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 11/10/2019, às 11h40 - Atualizado às 15h11
Um novo concurso Seduc RS (Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul) foi autorizado nesta sexta-feira, 11 de outubro, pelo governador Eduardo Leite. A oferta será de nada menos do que 5.020 vagas para professores, para preenchimento em caráter temporário. As áreas de atuação, bem como salários e exigências, ainda serão confirmados com a publicação do edital de abertura de inscrições, que deve ocorrer em breve. Além disso, também está prevista a realização de concurso para nomeação de efetivos em 2021. Novas informações serão divulgadas em breve
De acordo com o documento, as contratações serão feitas de acordo com o regime estatutário, com prazo definido de contratações até o final de 2020.
O documento especifica a realização do certame necessária em caráter emergencial, com base em necessidade inadiável de suprir a rede pública estadual de Recursos Humanos, nos níveis de ensino, disciplinas e municípios onde não houver banco de concursados.
Também justifica a autorização pela necessidade de suprir vagas decorrentes da cedência de professores efetivos, com formação específica, em cumprimento de obrigações assumidas pelo estado com entidades conveniadas.
O documento também especifica, em seu artigo 4, “para suprir necessidades de professores, especialistas e servidores na rede pública estadual de ensino, a partir do ano letivo de 2021, o poder executivo realizará concurso público, após estudo de viabilidade”.
A autorização do governador também prorroga os contratos temporários de orientador, educacional, supervisor escolar e técnicos agrícolas até o término de 2020.
O último concurso Seduc RS ocorreu em 2014 para o preenchimento de oportunidades para servidores na área de apoio escolar. No caso de docentes, a última seleção para preenchimento efetivo ocorreu em 2013. Neste caso, a oferta foi de 10 mil vagas, tanto para graduados quanto para pessoas com formação de nível médio na modalidade normal.
Já o concurso da área de apoio contou com 1.393 oportunidades para os cargos de agente educacional I – técnico em nutrição (240 vagas), agente educacional II – assistente financeiro (270), administrador escolar (354), interação com o educando (339), técnico em informática (1) e tradutor e intérprete de línguas de sinais – libras (76).