Concurso Seduc RS: governador autoriza 5.020 vagas temporárias

Além do novo concurso Seduc RS (Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul) para temporários, governo também aponta para contratação posterior de efetivos

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br   Publicado em 11/10/2019, às 11h40 - Atualizado às 15h11

Divulgação

Um novo concurso Seduc RS (Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul) foi autorizado nesta sexta-feira, 11 de outubro, pelo governador Eduardo Leite. A oferta será de nada menos do que 5.020 vagas para professores, para preenchimento em caráter temporário. As áreas de atuação, bem como salários e exigências, ainda serão confirmados com a publicação do edital de abertura de inscrições, que deve ocorrer em breve. Além disso, também está prevista a realização de concurso para nomeação de efetivos em 2021. Novas informações serão divulgadas em breve

De acordo com o documento, as contratações serão feitas de acordo com o regime estatutário, com prazo definido de contratações até o final de 2020.

O documento especifica a realização do certame necessária em caráter emergencial, com base em necessidade inadiável de suprir a rede pública estadual de Recursos Humanos, nos níveis de ensino, disciplinas e municípios onde não houver banco de concursados.
Também justifica a autorização pela necessidade de suprir vagas decorrentes da cedência de professores efetivos, com formação específica, em cumprimento de obrigações assumidas pelo estado com entidades conveniadas.

O documento também especifica, em seu artigo 4, “para suprir necessidades de professores, especialistas e servidores na rede pública estadual de ensino, a partir do ano letivo de 2021, o poder executivo realizará concurso público, após estudo de viabilidade”.

A autorização do governador também prorroga os contratos temporários de orientador, educacional, supervisor escolar e técnicos agrícolas até o término de 2020.

Concurso Seduc RS – Saiba como foram as últimas seleções

O último concurso Seduc RS ocorreu em 2014 para o preenchimento de oportunidades para servidores na área de apoio escolar. No caso de docentes, a última seleção para preenchimento efetivo ocorreu em 2013. Neste caso, a oferta foi de 10 mil vagas, tanto para graduados quanto para pessoas com formação de nível médio na modalidade normal.

Já o concurso da área de apoio contou com 1.393 oportunidades para os cargos de agente educacional I – técnico em nutrição (240 vagas), agente educacional II – assistente financeiro (270), administrador escolar (354), interação com o educando (339), técnico em informática (1) e tradutor e intérprete de línguas de sinais – libras (76).

Concurso Seduc RS - Veja dicas sobre preparação emocional

concursos concursos 2024 concursos rs (rio grande do sul) provas anteriores

Leia também

Concurso Senado Federal: projeto básico já está sendo elaborado
Concurso PRF: expectativa de novos concursos anuais até 2022
Concurso IBGE: último dia de inscrições para 2.658 vagas
Concurso TJ RS abre inscrições para oficial de justiça
Concurso CIRC RS inscreve para níveis médio e superior