Concurso Seduc RS (Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul) está previsto para 3 mil vagas em 2024 e 3 mil em 2025
Fernando Cezar Alves Publicado em 11/01/2024, às 11h20
O governador Eduardo Leite voltou a confirmar, na última quarta-feira, 10 de janeiro, a realização do novo concurso Seduc RS (Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul). De acordo com ele, a pasta deve contar com uma oferta de 3 mil vagas para docentes ainda em 2024. No entanto, ainda não está certo quais serão as disciplinas contempladas. Ainda segundo o governador, a aplicação das provas está prevista para ocorrer no segundo semestre. A seleção é aguardada desde agosto de 2023, quando ele anunciou o preenchimento de 6 mil vagas, sendo 3 mil em 2024 e 3 mil em 2025.
Além disso, em agosto, Leite também havia anunciado que pretende ampliar a contratação de professores temporários, com o preenchimento de mais 3 mil vagas.
Ainda não há uma previsão de quando o edital Seduc RS poderá ser publicado. De qualquer forma, a expectativa é de que a portaria autorizativa seja anunciada em breve. Somente então serão iniciados os preparativos para elaboração do edital, com constituição da comissão responsável pela elaboração do edital e início do processo de escolha da banca que aplicará as provas.
A confirmação do novo concuso ocorre logo depois da confirmação da chamada de 1.500 aprovados no último concurso para docentes, realizado em 2023, para aprovados em diversas disciplinas, incluíndo língua portuguesa, química, biologia e letras em português e inglês.
O último concurso Seduc RS para professores ainda está em andamento e teve início no primeiro trimestre de 2023, quando foram oferecidas 1.500 vagas. A banca organizadora foi o Instituto AOCP.
As oportunidades foram para docentes com habilitação para lecionar em turmas de educação básica, educação profissional e educação indígena, com iniciais de até R$ 2.120,17.
A seleção foi composta das seguintes etapas: