Concurso SEE SP(Secretaria Estadual de Educação de São Paulo) esté em estudos para preencher 536 vagas de diretor; nível superior e R$ 4,6 mil
Fernando Cezar Alves Publicado em 20/02/2023, às 11h30 - Atualizado às 14h38
Um novo concurso SEE SP (Secretaria Estadual de Educação de São Paulo) está em fase de estudos e pode ser realizado ainda em 2023. De acordo com informações obtidas com exclusividade pelo Jornal dos Concursos, a pasta conta com um processo em estudos para a realização de novo certame para a carreira de diretor de escola. A expectativa é de que sejam preenchidas 536 vagas.
Segundo fontes do governo, o processo do concurso SEE SP atualmente está em fase de estudos das condições financeiras na Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz SP). Caso conte com parecer favorável poderá ser encaminhado para autorização formal por parte do governador Tarcício de Freitas.
Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação superior com licenciatura plena em pedagogia ou pós-graduação na área de educação e, no mínimo, oito anos de exercício no magistério. A remuneração inicial atualmente é de R$ 4.517,79, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Mesmo que a seleção seja efetivamente autorizada, o total em pauta de 536 vagas não deve suprir a necessidade de pessoal. De acordo com levantamento divulgado em 30 de abril de 2022, a pasta conta com um total de 1954 vagas em aberto para diretores.
De um quadro total de 5.095 profissionais, o órgão conta apenas com 3.141 postos preenchidos. Vale ressaltar que o levantamento tem como base somente até 31 de dezembro de 2021. Desta forma, muitas outras vagas podem ter surgido desde então, em decorrência de aposentadorias, falecimentos e exonerações. Um novo levantamento deve ser divulgado somente no próximo dia 30 de abril, mais atualizado.
O último concurso SEE SP para o cargo de diretor de escola foi realizado em 2017, com uma oferta de 1.878 vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instituto Nosso Rumo.
O processo seletivo envolveu prova objetiva com 70 questões múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e específicos, além de análise de títulos e experiência profissional.
Ao todo foram registrados 44.322 inscritos, na ocasião.
A seleção foi para as 91 diretorias regionais de ensino, distribuídas por 77 cidades: