Novo concurso Sefaz MG (Secretaria da Fazenda do Estado de Minas Gerais) poderá ocorrer para técnicos e gestores
Fernando Cezar Alves Publicado em 30/11/2023, às 12h26
A realização do novo concurso Sefaz MG (Secretaria da Fazenda do Estado de Minas Gerais) deve ser discutida no próximo dia 13 de dezembro, em reunião do Tribunal de Contas do Estado (TCE MG). A confirmação foi feita na última quarta-feira, 29 de novembro, pelo Sindicato dos Servidores da Tributação de Minas Gerais (Sinfazfisco MG), após reunião do presidente do sindicato, Hugo René, com o subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Lage, e o superintendente de Tributação do Estado, Marcelo Hipólito. O secretário de governo, Gustavo Valadares, participou de forma remota.A seleção é aguardada desde 2022.
Diz nota divulgada pelo sindicato:
O Tribunal de Contas do Estado deverá incluir na pauta a votação do Concurso de Auditor Fiscal no próximo dia 13 de dezembro, uma vez que não há objeções por parte do sindicato, o Sinfazfisco-MG aguarda com expectativa a votação do TCE. Isso se deve ao fato de que a mesma tese que se aplicará ao Concurso de Auditor Fiscal também deverá ser válida para o Concurso de Gestor Fazendário.
Em maio de 2022, a Sefaz MG chegou a constituir a comissão organizadora responsável pelo certame, para os cargos de técnico e gestor fazendário . Para concorrer ao cargo de técnico é exigido ensino médio, enquanto para concorrer a gestor é necessário possuir formação de nível superior.
O último concurso Sefaz MG para os cargos de gestor e técnico ocorreu em 2007, quando foram oferecidas 800 vagas com 400 oportunidades cada. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB).
No caso de gestor, a seleção contou com oportunidades para as áreas de tributação e arrecadação e tecnologia da informação.
A prova objetiva para os gestores contou com 80 questões. Para a área de tributação e arrecadação a distribuição foi a seguinte:
As questões de contabilidade geral , direito tributário e legislação tributária contaram com peso 1,5 e para as demais disciplinas, peso 1.
Para gestor na área de tecnologia da informação:
A parte de legislação tributária contou com peso 1,5, enquanto informática teve peso 2 e as demais disciplinas, peso 1.
Para técnico:
Todas as disciplinas contaram com peso 1.
concursos concursos am (amazonas) concursos 2024 provas anteriores