Governador Renan Filho confirmou que os editais dos novos concursos públicos para soldados da PM e para o Corpo de Bombeiros serão publicados já em abril
O governador do Alagoas, Renan Filho, confirmou, no último dia 20 de março, durante solenidade de lançamento do Programa Força Tarefa, que os editais para os novos concursos da
Polícia Militar (
PM/AL) e o
Corpo de Bombeiros serão divulgados já no decorrer do próximo mês de abril.
Na ocasião, o governador adiantou que a oferta será de 1.150 oportunidades, sendo mil para a Polícia Militar e 150 para o corpo de bombeiros. "O edital do concurso será publicado até o final do mês de abril. Estamos com todo o trabalho pronto. Vou sentar com a Procuradoria Geral do Estado para definir como será a contratação da instituição que realizará o concurso.A tendência é de que seja alguma instituição que presta serviços às universidade federais do Brasil, pois são elas as mais capazes de fazer este tipo de avaliação", disse o governador. "Após publicar os prazos, os alagoanos podem estudar para as mil vagas da Polícia Militar e 150 para o Corpo de Bombeiros", reforçou.
O governador do Estado já havia ressaltado a intenção de lançar o certame ainda em 2017 mesmo com as contenções orçamentárias. “As contas do Estado, assim como em todo o país, vivem um momento de dificuldade, mas eu tenho a segurança em fazer um concurso público para poder chamar as pessoas. Nós já chamamos 800 novos policiais. Isso é importante para mostrar ao cidadão que não estamos apenas olhando para frente, mas estamos também fazendo o agora”, enfatizou o político, em declaração recente.
O
concurso da PM/AL e dos Bombeiros foi anunciado no final do ano passado por Renan Filho, que pretende fortalecer a Segurança Pública do Estado.
Em 18 de outubro, Renan comentou que tem a missão de seguir diminuindo o índice de violência no Estado e deu boas-vindas a todos os novos praças da
PM. “Sejam bem-vindos para lutar e defender o alagoano. Sejam bem-vindos e vamos, juntos, continuar transformando Alagoas”, enfatizou o governador.
Último concurso PM/AL
Em 2012, a
Polícia Militar do Alagoas promoveu
concurso com 1.040 vagas para os cargos de oficial e soldado combatente. A empresa responsável por organizar o certame foi o
Cespe/UnB.
A triagem dos participantes ocorreu por meio de prova objetiva, teste discursivo, aptidão física, avaliação médica das condições de saúde e psicológica, apresentação e comprovação documental, além da investigação social.
Seleção anterior do Corpo de Bombeiros/AL
O último
concurso do Corpo de Bombeiros do Alagoas aconteceu em 2006 e contemplou 643 oportunidades, sendo duas para oficial bombeiro militar capelão, 12 para oficial bombeiro militar médico, três para oficial bombeiro militar dentista, seis para oficial bombeiro militar enfermeiro, 600 para soldado bombeiro combatente e 20 para soldado bombeiro militar músico.
Todos os concorrentes foram submetidos a uma prova objetiva com questões de múltipla escolha. Depois houve testes pré-admissionais, avaliação de suficiência artístico-musical, aptidão física, avaliação das condições de saúde e curso de formação, de acordo com a função pretendida.
* Com informações da Agência Alagoas