A expectativa é de que sejam abertas entre 2 e 3 mil destinadas à segurança pública do Estado do Rio Grande do Norte no decorrer deste ano
O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, anunciou, no último dia 7 de fevereiro, que programa para este ano a realização de concursos para a segurança pública do Estado.
De acordo com o dirigente, serão abertas entre 2.000 e 3.000 vagas para os quadros da Polícia Civil, Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).
Na mesma data, o governador lançou o
concurso dos Bombeiros/RN para praças e deu posse ao novo comandante do órgão, o coronel Sócrates Vieira de Mendonça Júnior.
O coronel comentou que "estávamos há vários anos sem concurso e por uma iniciativa do governo atual esse quadro vai ser revertido permitindo um alívio no déficit que existe na instituição”.
Vale ressaltar que o
concurso dos Bombeiros publicado nos últimos dias é voltado para a carreira de praças, mas até o fim do ano será lançado outro e para oficiais.
Leia mais: Concurso dos Bombeiros/RN: 70 vagas de nível médioOs cargos para os
concursos da segurança pública não foram revelados, exceto para o Itep, pois o mesmo estava previsto para sair no ano passado e acabou sofrendo um atraso.
Informações sobre o concurso Itep
A previsão é de que o
concurso Itep contemple 46 oportunidades, sendo 15 para o posto de médico-legista, nove para perito criminal, três para psiquiatra e 13 para auxiliar de perícia. As outras seis chances faltantes não foram reveladas para qual função se destinam.
A comissão do processo seletivo já está pronta e é composta por representantes das secretarias estaduais de Administração e Recursos Humanos (SEARH), do Planejamento e das Finanças (Seplan) e da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), além de membros do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol).