O concurso Sejus PI (Secretaria da Justiça do Estado do Piauí) é destinado para quem possui nível superior, com inicial de R$ 6,4 mil
Fernando Cezar Alves Publicado em 13/10/2023, às 09h20
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, confirmou a realização do novo concurso Sejus PI (Secretaria da Justiça do Estado do Piauí), para a carreira de policial penal. De acordo com o governador, o edital de abertura de inscrições deve ser publicado em 2024. A confirmação foi feita na última quinta-feira, 12 de outubro, durante cerimônia de entrega de viaturas para a Polícia Militar (PM PI). "No próximo ano teremos, sim, concurso para a Polícia Penal do Piauí, fortalecendo também o nosso sistema de presídios para poder ressocializar esses apenados", disse o governador. A seleção foi anunciada em julho.
O concurso Sejus PI deve contar com um total de 600 vagas, sendo 300 para preenchimento imediato e 300 para formar cadastro reserva de pessoal, conforme anunciado, em julho, pelo secretário de justiça, coronel Carlos Augusto.
Para concorrer ao cargo de policial penal da Sejus PI é necessário possuir formação de nível superior, carteira de habilitação a partir da categoria "B", altura mínima de até 1,60m para homens e 1,55m para mulheres e idade de até 45 anos. A remuneração inicial da categoria é de R$ 6.496,73.
Além disso, os servidores contam com os seguintes benefícios:
O último concurso Sejus PI ocorreu em 2016, quando a carreira de policial penal ainda era chamada de agente de segurança. Ao todo foram oferecidas 400 vagas e a banca organizadora foi o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe).
A prova objetiva versou sobre as seguintes disciplinas:
Além disso, o exame contou com uma redação.
Ao todo, o concurso contou com cinco etapas: