Oportunidades são destinadas a candidatos de níveis fundamental e médio. Inscrições serão recebidas até o dia 15 de abril
Patricia Lavezzo Publicado em 10/04/2018, às 10h12
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) abriu nesta terça-feira (10) as inscrições do processo seletivo simplificado que visa o preenchimento de 253 vagas temporárias, além de formação de cadastro reserva. O contrato de trabalho terá duração de quatro meses, podendo ser prorrogado.
Do total de ofertas, 252 são destinadas ao cargo de brigadista de prevenção e combate a incêndios florestais, que requer ensino fundamental incompleto e carteira de habilitação na categoria mínima “A”. O salário inicial é de R$ 954, acrescido de valor, a título de periculosidade, no valor de R$ 286,20, auxílio-refeição e auxílio-transporte.
Já para líder regional de brigada de prevenção e combate a incêndios florestais foi reservada uma vaga. Interessados devem possuir ensino médio completo e carteira de habilitação na categoria mínima “B”. A remuneração é de R$ 1.908, acrescido de valor, a título de periculosidade, no valor de R$ 572,40, auxílio-refeição e auxílio-transporte.
De acordo com o edital, a carga horária de trabalho é de 40 horas semanais, cumprida conforme demanda das unidades de conservação/locais de atuação, podendo ser diurno e/ou noturno incluindo-se finais de semana e feriados, em escala de revezamento, observado o interesse e a oportunidade da administração pública.
A inscrição do candidato será efetivada, exclusivamente, pela internet, através do endereço eletrônico www.meioambiente.mg.gov.br. A ficha cadastral estará disponível no site até o dia 15 de abril. Não serão cobradas taxas de participação.
O processo seletivo da SEMAD/MG para os candidatos que pleiteiam as vagas de brigadista será realizado em inscrição; comprovação documental; curso de formação de brigada e teste de aptidão e de habilidade no uso de ferramentas agrícolas.
Já para o posto de líder regional de brigada de prevenção combate a incêndios florestais haverá uma entrevista e curso de formação de brigada.
Brigadista de prevenção e combate a incêndios florestais - realizar ações de sensibilização e orientação a proprietários rurais, frequentadores e moradores das zonas de amortecimentos de unidades de conservação sobre efeitos dos incêndios florestais e sobre alternativas ao uso do fogo na produção agrícola; realizar rondas preventivas; realizar atividades de combate aos incêndios florestais; apoiar queimas controladas autorizadas; executar abertura e manutenção de aceiros; efetuar a manutenção de equipamentos e instalações utilizados na prevenção e no combate; realizar atividades para manutenção de condicionamento físico; coletar e sistematizar as informações de campo, repassando aos coordenadores e salas da base e sub-bases FTP Previncêndio; auxiliar no preenchimento do registro de ocorrência de incêndios florestais (ROI); realizar coleta de sementes, produção de mudas e recuperação de áreas degradadas; cumprir a jornada de trabalho e as normas estabelecidas pelo Previncêndio/Sisema, respeitando a hierarquia de comando; utilizar adequadamente todos os equipamentos de proteção individual; conduzir veículos quando formalmente autorizado e demandado, zelando pela sua conservação e manutenção; outras atividades relacionadas ao tema incêndios florestais e/ou socioambientais.
Líder regional de brigada de prevenção e combate a incêndios florestais - coordenar as atividades e apoiar as brigadas subordinadas à base e sub-bases da força tarefa previncêndio; apoiar em ações de logística interna; zelar pela ordem e disciplina das brigadas sob sua responsabilidade; elaborar a escala de trabalho das brigadas presentes nas sub-bases FTP; coletar e sistematizar as informações de campo, repassando aos coordenadores e salas da base e sub-bases FTP Previncêndio; auxiliar no preenchimento do registro de ocorrência de incêndios florestais (ROI); coordenar e escalar os brigadistas para a execução das atividades de monitoramento, prevenção e combate, bem como de manutenção dos equipamentos e ferramentas, limpeza, manutenção e conservação das instalações da base e sub-bases FTP Previncêndio; solicitar os reforços necessários para o controle dos incêndios sob sua responsabilidade; atender às convocações para atividades fora da sua área de lotação; realizar o controle de material do almoxarifado da base e sub-bases FTP; aplicar conhecimentos adquiridos em educação profissional técnica de nível médio ou superior na área de meio ambiente, quando for o caso; conduzir veículos quando formalmente autorizado e demandado, zelando pela sua conservação e manutenção; realizar oportunamente atividades de combate aos incêndios florestais, de acordo com o interesse e oportunidade da administração pública; outras atividades relacionadas ao tema incêndios florestais.