Os candidatos aprovados teriam ligação com funcionários da prefeitura, sendo que um deles é analfabeto.
Redação Publicado em 24/03/2008, às 11h19
O concurso da Prefeitura de Itabela, município localizado a 671 km de Salvador (BA), realizado em setembro do ano passodo, que preencheria 239 vagas de todos os níveis escolares foi cancelado por comprovação de fraudes.
De acordo com Ministério Público da Bahia, foi constatado, através de perícias grafotécnicas, que 70% do material periciado possuía assinaturas falsificadas e que gabaritos foram fraudados.
A fraude era realizada da seguinte forma: o candidato, após realizar a prova, entregava a folha de resposta oficial à Meritum Consultoria. Na sede da empresa, em Itabuna, de posse de uma folha de resposta em branco, os funcionários da Meritum, a pedido de pessoas ligadas ao Executivo de Itabela, marcavam as alternativas corretas e falsificavam a assinatura da pessoa beneficiada, fazendo com que o candidato reprovado fosse aprovado ou que o aprovado tivesse um aumento na nota final. “A fraude foi tão gritante que até um analfabeto foi aprovado”, explica o promotor de Justiça Bruno Gontijo, acrecestando que o candidato assinou com o polegar, mas no gabarito enviado pela empresa há uma assinatura "dele” por extenso.
O edital de seleção do novo concurso deverá ser publicado até o dia 15 de maio, a sua homologação deverá ser efetivada até o dia 30 de junho e a nomeação dos aprovados deverá ocorrer a partir do dia 30 de novembro.
Cargos oferecidos
Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Agente de Serviços (Coveiro/Jardineiro), Atendente de Saúde, Auxiliar Administrativo, Agente de Serviços Gerais, Cozinheiro, Guarda Municipal, Motorista e Telefonista, que exigem o nível fundamental; Assistente Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Fiscal de Tributos, Operador de Computador, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório e Técnico em Radiografia, que exigem o nível médio; Administrador Hospitalar, Assistente Social, Bioquímico, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico em várias especialidades, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Professor e Psicólogo, que exigem o nível superior. Os salários oscilam de R$ 380,00 a R$ 4.499,51.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.