Novo concurso Seres PE (Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco) deve ser realizado em decorrência de acordo com o MP
Fernando Cezar Alves Publicado em 27/12/2022, às 09h00 - Atualizado às 14h30
Um novo concurso Seres PE (Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco) pode ser realizado em 2023. Acontece que, no último dia 20 de dezembro, o órgão assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Públio (MP PE) para substituir servidores contratados de forma considerada irregular pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE PE). Cargos e vagas ainda serão confirmados. No entanto, a expectativa é de que sejam contempladas ao menos 326 vagas, consideradas irregulares pelo parecer do tribunal. Novas informações devem ser divulgadas em breve.
Além da Seres PE também assinaram o termo a Secretaria Estadual de Administração (SAD), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). Com isto, a partir de janeiro, os órgãos devem começar a enviar relatórios trimestrais ao MP PE indicando os procedimentos que estão sendo tomados dentro dos critérios acordados no TAC.
O último concurso Seres PE é recente e foi realizado este ano, para o preenchimento de 200 vagas de policial penal. Do total de vagas, 175 foram para candidatos do sexo masculino e 14 para mulheres. A banca organizadora foi o Cebraspe.
A seleção foi composta das seguintes etapas:
Com isto haverá um prazo de 60 dias para a elaboração de relatório dos cargos que deverão ser preenchidos nos respectivos órgãos para suprimento de vagas efetivas. Após este procedimento haverá um prazo de 90 dias para envio de um projeto de lei para a criação dos respectivos cargos.
Somente após a criação das vagas, o órgão deve encaminhar pedido de autorização do certame em 30 dias, com o objetivo de que os servidores possam ser contratados até maio de 2024.