Concurso SES SP (Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo) é autorizado para o preenchimento de vagas e contratação de remanescentes
Fernando Cezar Alves Publicado em 29/10/2024, às 06h11
Boa notícia para quem aguarda a realização do novo concurso SES SP (Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo). Acontece que o governador Tarcísio de Freitas publicou, no diário oficial do estado desta terça-feira, 29 de outubro, a autorização para o preenchimento de nada menos do que 798 vagas na Coordenadoria de Serviços de Saúde, por meio de realização de novo certame ou eventual convocação de remanescentes, em caso de concurso e validade para algum cargo; As oportunidades são para carreiras de níveis médio e superior, com remunerações iniciais de até R$ 18.301,40. Vale lembrar que, em abril, o secretário da saúde, Eleuses Paiva, em reunião junto com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), havia anunciado a seleção. Na época, chegou a anunciar a expectativa de aproximadamente 1.500 vagas. No entanto, ainda não há uma previsão de quando o edital de abertura de inscrições poderá ser publicado.
No concurso SES SP, no caso de ensino médio, as oportunidades autorizadas são para os seguintes cargos:
Para nível superior:
No caso de médico, a autorização não especifica a jornada de trabalho. A remuneração varia da seguinte forma:
DESPACHO DO GOVERNADOR, DE 25 DE OUTUBRO DE 2024
Nº do Processo: 001.00010513/2024-86 / SISAUT 9000-2024/00012
Interessado: Coordenadoria de Serviços de Saúde / Secretaria da Saúde.
Assunto: Autorização governamental para abertura de concurso público e/ou aproveitamento de remanescentes de concurso público em vigor.
Diante dos elementos de instrução do processo, destacando-se as manifestações do Secretário da Saúde, da Subsecretaria de Orçamento, da Secretaria da Fazenda e Planejamento, bem como a Informação SGGD/GS/APS n° 0177/2024, da Assessoria em Assuntos de Política Salarial - APS, da Secretaria de Gestão e Governo Digital, acolhida pelo Titular da Pasta, AUTORIZO a Secretaria da Saúde a adotar as providências necessárias ao provimento de 798 (setecentos e noventa e oito) cargos, destinados à Coordenadoria de Serviços de Saúde, sendo 50 (cinquenta) de Agente Técnico de Assistência à Saúde, 185 (cento e oitenta e cinco) de Enfermeiro, 163 (cento e sessenta e três) de Médico I, 50 (cinquenta) de Oficial de Saúde e 350 (trezentos e cinquenta) de Técnico de Enfermagem, mediante abertura de concurso público e/ou aproveitamento de remanescentes de concurso público em vigor, observadas as disponibilidades orçamentárias e obedecidos os demais preceitos legais e regulamentares atinentes à espécie.
TARCÍSIO DE FREITAS
De acordo com levantamento funcional divulgado no último dia 29 de abril, a SES SP conta com uma carência de nada menos do que 62.500 servidores.De um quadro de 99.328 vagas, apenas 36.828 estão preenchidas.
Vale ressaltar que o levantamento tem como base até 30 de dezembro de 2022. Desta forma, a carência pode ser ainda maior desde então, em decorrências de aposentadoras, falecimentos e exonerações.
A última grande autorização governamental para concurso SES SP foi divulgada em 2011, pelo então governador Geraldo Alckmin, foi para o preenchimento de 3.266 vagas, que incluía 837 postos para auxiliar de enfermagem, 500 para enfermeiros e 700 para médicos, além de 150 auxiliares de serviços de saúde. Desde então foram divulgadas apenas autorizações pontuais, para determinado cargo ou determinada instituição.
concursos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anteriores
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - SES-SP é responsável pela formulação da Política Estadual de Saúde e de suas diretrizes, norteada pelos princípios do Sistema Único de Saúde - SUS, que tem como propósitos promover a saúde priorizando as ações preventivas, democratizando as informações relevantes para que a população conheça seus direitos e os riscos à sua saúde.
A SES-SP é também responsável pela articulação e pelo planejamento de ações desenvolvidas pelos 17 Departamentos Regionais de Saúde (DRS) distribuídos pelo Estado, além de administrar três fundações: a do Remédio Popular (FURP), que pesquisa, desenvolve, fabrica e distribui medicamentos; a Oncocentro de São Paulo (FOSP), que constitui-se basicamente na instância de apoio à SES-SP para assessorar a política de câncer no Estado; e a Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, que além do desenvolvimento de pesquisas a partir de padrões internacionais de referência, fornece hemocomponentes e serviços hemoterápicos.