Erros na lista de aprovados foram identificados e corrigidos por auditoria interna da PMERJ.
Redação Publicado em 14/12/2010, às 11h32
O comando do Centro de Recrutamento e Seleção de Praças da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) afirmou que o concurso para 3.600 vagas de soldado seguirá normalmente, mesmo após os erros encontrados na lista com o resultado final da prova objetiva, divulgada na última sexta-feira (10) – confira o documento ao lado.
A desconfiança de muitos candidatos se deu após cinco nomes terem sido incluídos na relação de aprovados mesmo constando com notas zero em algumas disciplinas, o que os impossibilitaria de passar nesta primeira fase do concurso. De acordo com a assessoria da PMERJ, isso ocorreu devido a uma falha no sistema, que corrigiu as provas desses candidatos utilizando o gabarito de outro tipo de prova.
No entanto, após entrarem com recurso, o erro foi percebido e esses nomes entraram na listagem, porém sem a correção das notas, o que causou o estranhamento.
Os casos foram analisados por uma auditoria interna, realizada pelo tenente coronel Frederico Caldas, que avaliou não haver possibilidade de anulação do concurso.
Além disso, outras falhas foram verificadas como o endereço de e-mail de um candidato no lugar de seu nome e um concorrente homem identificado como do sexo feminino. Segundo o órgão, esses foram casos pontuais, e ocorreram pelo preenchimento incorreto do formulário por parte dos próprios candidatos.
A prova foi aplicada no dia 26 de setembro e concurso registrou cerca de 68 mil pessoas inscritas.
Segunda etapa
Os primeiros 900 candidatos do sexo masculino e as 300 melhores candidatas do sexo feminino já foram convocados para a realização da segunda etapa da seleção, o exame antropométrico, entre ontem (13) e hoje (14). Nesta etapa são avaliados o peso e a altura exigidos para o exercício da função.
Os demais candidatos deverão aguardar as próximas convocações a partir de 3 de janeiro de 2011, de acordo com a ordem de classificação, que serão divulgadas no site www.policiamilitar.rj.gov.br.
Saiba mais:
O concurso destina 2.800 oportunidades a candidatos do sexo masculino e 800 para o sexo feminino. São pré-requisitos para a carreira idade entre 18 e 30 anos até a data limite das inscrições, ter concluído o ensino médio, possuir altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres), e carteira de habilitação na categoria B. O salário inicial para soldado, de acordo com a assessoria de imprensa da PM, é de R$ 1.100.
São ao todo seis etapas de avaliação: prova escrita, exames antropométrico, físico, médico, psicológico, social e documental. Ao final, os classificados dentro do número de vagas realizam o Curso de Formação de Soldado.
Maysa Correa
Veja também:
IBGE/RJ: órgão abre 120 vagas para codificador censitário
RioPrevidência/RJ: lançado concurso com 40 vagas de nível médio