As vagas abertas no processo seletivo são para o cargo de agente comunitário de saúde, que exige ensino fundamental completo e residência na região
Cidade localizada no interior de São Paulo e com mais de 629 mil habitantes, de acordo com o IBGE 2013, Sorocaba tem processo seletivo simplificado realizado pela prefeitura com 180 vagas para a função de agente comunitário de saúde, sendo nove para os candidatos com deficiência.
O órgão divulgou nesta semana a retificação do certame no qual prorroga o prazo de inscrições para até a próxima quinta-feira (13), às 16h. Os interessados devem se cadastrar pelo site www.consesp.com.br. Não é cobrada taxa de participação.
As chances estão distribuídas entre as seguintes áreas do município: Aparecidinha (8), Brigadeiro Tobias (18), Cajuru (12), Cerrado (8), Habiteto (3), Lopes de Oliveira (42), Nova Esperança (24), Paineiras (19), São Bento (16), Vila Barão (12), Vitória Régia (6) e Wanel Ville (12).
Para concorrer à carreira de agente comunitário de saúde, é necessário ensino fundamental completo e residência na zona da comunidade na qual o concursando atuará a profissão. A remuneração oferecida é de R$ 1.000,96 para jornadas de 40 horas semanais.
SeleçãoNa primeira fase, os candidatos deverão comprovar os pré-requisitos até 14 de março por meio da entrega de documentos em uma das seis unidades da Casa do Cidadão, durante o horário das 9h às 17h.
Os postos da Casa do Cidadão ficam localizados nas regiões de Ipanema (avenida Ipanema,3.439, Vila Helena), Itavuvu (avenida Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras), Éden (rua Bonifácio de Oliveira Cassu, 80, Éden), Brigadeiro (avenida Bandeirantes, 4.155, Brigadeiro Tobias), Ipiranga (rua Estado de Israel, 424, Jardim Ipiranga) e Nogueira Padilha (avenida Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência).
Após a comprovação dos requisitos, os inscritos passarão por prova objetiva de múltipla escolha em data a ser definida pela organizadora. Com duração máxima de três horas, o teste constará de 40 questões de conhecimentos específicos e 10 de interpretação de texto.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.