Prefeitura suspende seleção e define nova organizadora

Administração afirma que organizadora não cumpriu contrato. Inscrições não serão reabertas e nova empresa será definida

Redação   Publicado em 02/09/2011, às 11h28

A Prefeitura Municipal de Cascavel (PR) decidiu suspender a realização do concurso público que promovia, com o objetivo de preencher 274 vagas, cujas provas aconteceram no mês de agosto.

De acordo com nota, divulgada pela administração, o motivo seria o descumprimento contratual por parte da empresa organizadora, Instituto Athenas, além de “outros fatos”.

A Prefeitura afirma que o contrato estabelecia que as questões objetivas aplicadas seriam inéditas, o que não teria sido cumprido e comprometeu a legitimidade do processo.

Por conta disso, a administração afirma que pretende entrar com processo administrativo contra o Instituto Athenas e realizará nova contratação, para que outra empresa realize a seleção. Somente depois disso, é que será divulgado novo cronograma das fases deste concurso.

A nota pode ser conferida no arquivo anexo ao lado e no site da administração.

Inscrições e ressarcimento

O secretário de administração de Cascavel, Alisson Ramos da Luz, afirmou por meio de nota que os candidatos inscritos continuarão incluídos na seleção. Ou seja, não haverá necessidade de nova inscrição. Porém, não há previsão de nova aplicação das provas.

Luz esclarece também que as inscrições não serão reabertas, e que os candidatos que optarem por desistir do concurso podem solicitar o ressarcimento do valor pago, conforme definição que será publicada por edital, no site da Prefeitura.

Posicionamento

Procurado pelo JC&E, o Instituto Athenas ainda não havia se posicionado sobre as acusações, até a publicação desta reportagem.

Concurso

A seleção oferece 274 vagas para todos os níveis de escolaridade. 

Candidatos com fundamental incompleto concorrem às funções de coveiro, zelador, auxiliar de manutenção de instalações, auxiliar de manutenção de veículos, auxiliar de serviços gerais, operador de pá carregadeira, operador de retroescavadeira, operador de trator pneu e pedreiro.

Já os que completaram terão o requisito exigido para as carreiras de agente comunitário de saúde, carpinteiro, marceneiro, motorista nas categorias C e D, telefonista e tratador de animais.

As oportunidades de nível médio e técnico estão distribuídas entre os cargos de agente funerário, atendente de serviços em saúde, auxiliar de saúde bucal, educador social, instrutor de informática, monitor de biblioteca, professor, técnico de meio ambiente, técnico em edificações e técnico em higiene dental.

As funções de nível superior envolvidas na seleção são as seguintes: arquiteto, bibliotecário, bioquímico, contador, enfermeiro, engenheiro agrimensor, engenheiro cartográfico, engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, estatístico, farmacêutico e médico (generalista, infectologista, pediatra e psiquiatra).

As remunerações oscilam entre R$ 583,15 e R$ 11.849,61.

Da Redação/SP

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.