Prefeitura selecionará docentes para dez áreas de ensino. Inscrições para o concurso de Tabatinga 2019 vão até 24 de fevereiro
No interior de São Paulo, um novo concurso em Tabatinga, a cerca de 350 km da capital, formará cadastro reserva de professores para a rede municipal de ensino.
Há chances temporárias em dez áreas: educação básica, educação especial, geografia, história, língua portuguesa, matemática, arte, ciências, inglês e educação física.
Todas as funções cobram curso superior e pagam R$ 14,60 por hora/aula, excelo para professor de educação básica, cujos vencimentos são de R$ 12,45.
Será possível se inscrever até 24 de fevereiro, mediante a realização de cadastro no endereço www.consesp.com.br. O valor da taxa é de R$ 50.
Provas
Em 24 de março, os candidatos farão avaliação objetiva com 30 questões abordando língua portuguesa e conhecimentos educacionais e específicos.
Na ocasião, ao término do teste escrito, a empresa examinadora receberá os documentos comprobatórios relativos à análise de títulos.
O concurso de Tabatinga terá validade de um ano, a contar da data de homologação do resultado final, conforme estabelece o edital.
Conteúdo programático parcial
Abaixo, mais detalhes sobre as disciplinas comuns a todas as vagas no concurso de Tabatinga:
- Língua portuguesa - FONOLOGIA: Conceitos básicos – Classificação dos fonemas – Sílabas – Encontros Vocálicos – Encontros Consonantais – Dígrafos – Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos – O Alfabeto – Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos – Acentuação tônica – Acentuação gráfica – Os acentos – Aspectos genéricos das regras de acentuação – As regras básicas – As regras especiais – Hiatos – Ditongos – Formas verbais seguidas de pronomes – Acentos diferenciais. MORFOLOGIA: Estrutura e Formação das palavras – Conceitos básicos – Processos de formação das palavras – Derivação e Composição – Prefixos – Sufixos – Tipos de Composição – Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares – Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração – Termos Integrantes da Oração – Termos Acessórios da Oração – Período – Sintaxe de Concordância – Sintaxe de Regência – Sintaxe de Colocação – Funções e Empregos das palavras “que” e “se” – Sinais de Pontuação. PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen – O uso da Crase – Interpretação e análise de Textos – Tipos de Comunicação: Descrição – Narração – Dissertação – Tipos de Discurso – Qualidades e defeitos de um texto – Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem – Vícios de Linguagem.
- Conhecimentos educacionais - BRASIL. Lei Federal nº 9.394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, seção I, 23 dez. 1996. ______. Lei Federal nº 8.069/90 (arts 1º ao 140). Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, seção I, 16 jul. 1990. ______. Constituição da República Federativa do Brasil (art. 205 a 217). Diário Oficial da União, Brasília, seção I, 05 out. 1988. ______. Lei Federal nº 13.005. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 jun. 2014. ______. Ministério da Educação. O Plano de Desenvolvimento da Educação – razões, princípios e programas. Brasília: Ministério da Educação, 2007. DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir – relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998. MACEDO, Lino. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos?. Porto Alegre: Artmed, 2005. RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação?. São Paulo: Cortez, 2001. RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar por uma docência de melhor qualidade. 5 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001.