Concurso TCE GO (Tribunal de Contas do Estado de Goiás) contará com oferta de 30 vagas, para quem possui nível superior, com inicial de R$ 8,5 mil
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 25/06/2022, às 12h40 - Atualizado em 27/06/2022, às 14h11
O edital do novo concurso TCE GO (Tribunal de Contas do Estado de Goiás) é iminente e pode ser publicado a qualquer momento. O certame já conta com contrato assinado com a banca organizadora, a Fundação Carlos Chagas (FCC), desde a última quinta-feira, 23 de junho. A seleção contará com uma oferta de 30 vagas para o cargo de analista de controle externo, com exigência de nível superior e remuneração inicial de R$ 8.500.
De acordo com as últimas informações a distribuição de vagas por áreas deve ser a seguinte:
No caso de controle externo, para concorrer será necessário possuir apenas formação superior em qualquer área, enquanto para as demais opções será exigida formação nas respectivas áreas.
No concurso TCE GO, de acordo com as últimas informações, a prova objetiva contará com 100 questões, da seguinte forma:
Para a área de controle externo, a parte de conhecimentos gerais versará sobre as seguintes disciplinas:
Em conhecimentos específicos:
Para a área de contabilidade, em conhecimentos gerais
Em conhecimentos específicos:
Para a área de engenharia, em conhecimentos gerais:
Na parte de conhecimentos específicos
Além disso, para todas as áreas, os candidatos serão submetidos a uma prova dissertativa, com quatro questões de estudo de caso.
A duração será de cinco horas para as provas objetivas e quatro para as dissertativas.
O último concurso TCE GO ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 55 vagas também para a carreira de analista de controle externo. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas.
A seleção contou com oportunidades para diversas áreas de especialização, com provas versando sobre conhecimentos gerais e específicos.
A parte de conhecimentos gerais contou com o seguinte conteúdo programático:
Língua Portuguesa: Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Pontuação. Sintaxe. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Intelecção de texto.
Noções de Direito Constitucional: Princípios Fundamentais: fundamentos, objetivos e princípios da República Federativa do Brasil segundo a Constituição Federal em vigor. Direitos e Garantias Fundamentais: Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Direitos Sociais; Nacionalidade; Direitos Políticos. Organização do Estado: Dos Estados Federados; Dos Municípios; Da Administração Pública; Dos Servidores Públicos. Organização dos Poderes: Poder Legislativo, Poder Executivo, Poder Judiciário, Constituição do Estado de Goiás.
Noções de Direito Administrativo: Administração Pública: conceitos; natureza e princípios básicos. Organização administrativa. Administração direta e indireta. Autarquias e fundações públicas. Empresas públicas. Sociedades de economia mista. Entidades paraestatais. Atos Administrativos: conceito, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. Contratos administrativos: conceito, peculiaridades e interpretação do contrato administrativo. Formalização, execução, inexecução, alteração e rescisão de contrato. Licitação: conceito, princípios, finalidades, objeto, modalidades. Lei nº 8.666/1993 com alterações (licitações e contratos na Administração Pública). Lei nº 10.520/2002 (Pregão). Organizações Sociais (Lei nº 9.637/1998). Organizações da
Sociedade Civil de Interesse Público (Lei nº 9.790/1999 com alterações).Consórcios Públicos (Lei nº 11.107/2005). Parcerias Público-Privadas (Lei nº 11.079/2004 com alterações). Controle Externo: Sistemas de controle externo. Controle externo no
Brasil. Regras constitucionais sobre o controle externo. Tribunais de Contas: Natureza jurídica, competência, jurisdição, composição, deliberações e eficácia das decisões. Tribunal de Contas do Estado de Goiás: Competência e jurisdição. Organização. Lei Complementar nº 101/2000 (com alterações posteriores): Transparência, Controle e
Fiscalização. Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Goiás - Lei Estadual nº 16.168, de 11/12/2007 (com alterações posteriores).
Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado de Goiás - Resolução nº 22, de 04/09/2008 (com alterações posteriores). Legislação Específica do Estado de Goiás: Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Goiás - Lei Estadual nº 16.168, de 11/12/2007 (com alterações posteriores). Regimento Interno do Tribunal de Contas do
Estado de Goiás - Resolução nº 22, de 04/09/2008 (com alterações posteriores). Lei Estadual nº 10.460, de 22/02/1988 (com alterações posteriores) - Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de Goiás. Lei Estadual nº 13.800, de 18/01/2001 (com alterações posteriores).
Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.