Concurso TCE SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) em pauta para cargo de nível superior, com inicial de R$ 16 mil
Fernando Cezar Alves Publicado em 14/08/2024, às 07h50
A realização do novo concurso TCE SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) está cada vez mais próxima de acontecer. Acontece que foi aprovado, na última terça-feira, 13 de agosto, na 40 sessão extraordinária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o projeto de lei complementar 39/2024, que cria 37 vagas para o cargo de auditor de controle externo, para preenchimento efetivo, com a realização do novo certame. Agora, o texto está em fase de elaboração da minuta do autógrafo e deve ser encaminhado, nos próximos dias, para sanção do governador Tarcísio de Freitas. Vale lembrar que o próprio presidente do TCE SP, Renato Martins Costa, já confirmou que a intenção é realizar o concurso ainda em 2024 ou, no mais tardar, no início de 2025.
Além disso, também foi aprovado o projeto de lei complementar 38/23, que altera a denominação do cargo de agente de fiscalização do TCE, que passa para a carreira de auditor de controle externo, além de extinguir 141 vagas para cargos de ensino médio, de auxiliar técnico de fiscalização, com a criação de 37 vagas comissioadas, sem realização de concurso.
No concurso TCE SP, para concorrer ao cargo de auditor é necessário possuir formação de nível superior em áreas específicas, com remuneração inicial de aproximadamente R$ 16 mil, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
O último concurso TCE SP ocorreu em 2023, quando foram oferecidas nove vagas para o preenchimento imediato, além de formar cadastro reserva de pessoal para cargos de níveis médio e superior. A banca organizadora foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
No caso de ensino médio foram três vagas para o cargo de auxiliar técnico de fiscalização. Para nível superior foram seis vagas para a carreira de agente de fiscalização.
As provas objetivas contaram com 80 questões, sobre as seguintes disciplinas: