Concurso TCE SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) em pauta para cargo de nível superior, com inicial de R$ 16 mil
Fernando Cezar Alves Publicado em 08/08/2024, às 08h29
O próximo concurso TCE SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) para auditor pode ser realizado ainda em 2024. Ao menos essa é a intenção do órgão, de acordo com declaração recente do presidente do órgão, Renato Martins Costa. No entanto, para que isso se concretize, é necessária a aprovação do projeto de lei complementar 39/2024, que cria 37 vagas para o cargo de auditor de controle externo, para preenchimento efetivo, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) desde o último dia 2 de agosto. A proposta já começa a tramitar internamente e foi avaliada na pauta da terceira sessão da casa, na última quarta-feira, dia 7. A seguir, o texto deve ser encaminhado para ser apreciado nas diversas comissões temáticas, antes de ser votado, em definitivo, no plenário da casa.
No concurso TCE SP, para concorrer ao cargo de auditor é necessário possuir formação de nível superior em áreas específicas, com remuneração inicial de aproximadamente R$ 16 mil, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
A própria proposta já indica a intenção de realizar um novo concurso para o cargo, no mais tardar, até 2025.
O projeto de lei complementar 38 altera a denominação do cargo de agente de fiscalização, que passa para a carreira de auditor de controle externo. Também estão sendo extintas 141 vagas para cargos de ensino médio, de auxiliar técnico de fiscalização, com a criação de 37 vagas comissioadas, sem realização de concurso.
O último concurso TCE SP ocorreu em 2023, quando foram oferecidas nove vagas para o preenchimento imediato, além de formar cadastro reserva de pessoal para cargos de níveis médio e superior. A banca organizadora foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
No caso de ensino médio foram três vagas para o cargo de auxiliar técnico de fiscalização. Para nível superior foram seis vagas para a carreira de agente de fiscalização.
As provas objetivas contaram com 80 questões, sobre as seguintes disciplinas: