Concurso TCE SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) em pauta para cargo de nível superior, com inicial de R$ 16 mil
Fernando Cezar Alves Publicado em 20/08/2024, às 10h44
A realização do novo concurso TCE SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) está cada vez mais próxima de se concretizar. Acontece que o projeto de lei complementar 39/2024, que cria 37 vagas para o cargo de auditor de controle externo, para preenchimento efetivo, aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) no último dia 13, já foi encaminhado, em 16 de agosto, para sanção do governador Tarcísio de Freitas. O parecer do governador, vetando ou sancionando o projeto, deve ser divulgado dentro de um prazo de até 15 dias úteis.
O presidente do TCE SP, Renato Martins Costa, já confirmou que a intenção é realizar o concurso ainda em 2024 ou, no mais tardar, no início de 2025.
No concurso TCE SP, para concorrer ao cargo de auditor é necessário possuir formação de nível superior em áreas específicas, com remuneração inicial de aproximadamente R$ 16 mil, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Também foi aprovado o projeto de lei complementar 38/23, que altera a denominação do cargo de agente de fiscalização do TCE, que passa para a carreira de auditor de controle externo, além de extinguir 141 vagas para cargos de ensino médio, de auxiliar técnico de fiscalização, com a criação de 37 vagas comissioadas, sem realização de concurso.
O último concurso TCE SP ocorreu em 2023, quando foram oferecidas nove vagas para o preenchimento imediato, além de formar cadastro reserva de pessoal para cargos de níveis médio e superior. A banca organizadora foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
No caso de ensino médio foram três vagas para o cargo de auxiliar técnico de fiscalização. Para nível superior foram seis vagas para a carreira de agente de fiscalização.
As provas objetivas contaram com 80 questões, sobre as seguintes disciplinas:
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.