Concurso TCU (Tribunal de Contas da União) será para vagas e cadastros para o cargo de auditor federal, de nível superior e R$ 24,6 mil
Fernando Cezar Alves Publicado em 17/10/2025, às 07h17
Mais um passo para a realização do novo concurso TCU (Tribunal de Contas da União) para o cargo de auditor federal de controle externo. Acontece que foi assinado, no último dia 8 de outubro, um termo aditivo com a banca organizadora, que será o Cebraspe, que indica detalhes sobre a reserva de vagas para cotas, bem como amplia a quantidade de provas discusivas que serão corrigidas. Foi divulgado, recentemente, que a intenção é de publicar o edital de abertura de inscrições ainda em outubro.
O concurso TCU contará com uma oferta de 40 vagas para o cargo, sendo 20 para o preenchimento imediato e 20 para formar cadastro reserva de pessoal. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 24.652,05.
Além da remuneração, o Tribunal oferece os seguintes benefícios:
O aditivo adequa o edital à lei 15.142/25, que trata da reserva de vagas em concursos.
No caso das vagas efetivas, a distribuição será feita da seguinte forma:
Para as oportunidades de cadastro reserva:
Antes, a prova dissertativa seria corrigida de 200 candidatos. Com o aditivo, passam a ser 400, da seguinte forma:
De acordo com o termo de referência da seleção, documento utilizado para que as bancas organizadoras possam apresentar suas propostas, a prova objetiva contará com um total de 200 questões, da seguinte forma:
Também haverá prova dissertativa, incluindo três questões discursivas de conhecimentos básicos e específicos, com até 20 linhas, e uma peça técnica, de até 50 linhas.
Os aprovados serão submetidos a um curso de formação.
O último concurso TCU para auditor de controle externo ocorreu em 2021, com 20 vagas imediatas , além de formar cadastro reserva de pessoal. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A prova objetiva contou com 100 questões, sobre as seguintes disciplinas:
O TCU (Tribunal de Contas da Unição) é o órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional na missão de acompanhar a execução orçamentária e financeira do país e contribuir com o aperfeiçoamento da Administração Pública em benefício da sociedade. Para isso, tem como meta ser referência na promoção de uma Administração Pública efetiva, ética, ágil e responsável. O Tribunal é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do país quanto à legalidade, legitimidade e economicidade.