Concurso TCU: Bruno Dantas defende cotas raciais na banca organizadora da seleção

Concurso TCU (Tribunal de Contas da União) pode ocorrer após convocação dos aprovados no último certame para auditores

Fernando Cezar Alves   Publicado em 02/01/2024, às 13h50

Concurso TCU : ministro Bruno Dantas Crédito Antônio Cruz Agência Brasil

Cresce a expectativa pela realização de um novo concurso TCU (Tribunal de Contas da União). A seleção está em pauta desde 12 de julho, quando publicada a ordem de serviço 3 de 2023, que cria uma comissão organizadora responsável por estudar e apresentar proposta de novo modelo de concurso. Nesta terça-feira, 2 de janeiro, o presidente do órgão, Bruno Dantas, defendeu a maior participação de mulheres e a inclusão de cotas raciais nas comissões de concursos, por meio de publicação em suas redes sociais

A declaração se deve a duas resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)  que visam ampliar a participação de mulheres no Poder Judiciário, além de uma aplicação mais efetiva das cotas raciais. De acordo com Dantas, no caso da TCU, a paridade de gêneros na comissão já foi adotada no último concurso, realizado em 2021, o que resultou, segundo ele, em uma grande quantidade de mulheres aprovadas na seleção.

No plano de gestão TCU 2023-2025 está definida a criação de métodos de ampliação da oferta de vagas para cotas sociais.

Em 2022, o ministro Bruno Dantas já havia afirmado que o TCU precisa contratar ao menos 400 servidores e que o total de aprovados no último certame não seria suficiente para suprir as demandas.

A carreira de auditor de controle externo, oferecida no último concurso, com previsão de novo certame após a nomeação dos aprovados, é destinada a quem possui formação de nível superior em qualquer área de formação, com remuneração inicial de R$ 21.947,82.

Concurso TCU: veja publicação

 

No @TCUoficial já temos banca examinadora com paridade de gênero desde 2021, quando fui Corregedor, e o número de mulheres aprovadas foi recorde. A ideia de cota racial na banca é ótima e trará olhar mais diverso às questões do concurso para auditor federal de controle externo. https://t.co/GGhDZy1WYI

— Bruno Dantas (@DantasBruno) January 2, 2024

Saiba como foi a última seleção

O último concurso TCU teve início em 2021, com uma oferta imediata de 20 vagas para o cargo de auditor federal de controle externo, além de formar cadastro reserva de pessoal. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A prova objetiva contou com 100 questões, sobre as seguintes disciplinas:

Os aprovados na primeira fase serão convocados para participar de programa de formação, de caráter eliminatório. O treinamento ocorrerá em Brasília, com duração mínima de 120 horas.

 

 

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Sobre TCU - Tribunal de Contas da União

O TCU (Tribunal de Contas da Unição) é o órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional na missão de acompanhar a execução orçamentária e financeira do país e contribuir com o aperfeiçoamento da Administração Pública em benefício da sociedade. Para isso, tem como meta ser referência na promoção de uma Administração Pública efetiva, ética, ágil e responsável. O Tribunal é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do país quanto à legalidade, legitimidade e economicidade.