Concurso TJ/RS: prazo para 90 vagas encerra hoje (13)

Todas as ofertas do concurso do TJ/RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) são para o cargo de juiz substituto, que requer nível superior em direito e experiência mínima de três anos

Samuel Peressin   Publicado em 13/12/2017, às 09h23

Chega ao fim nesta quarta-feira (13) o prazo de inscrição do concurso doTJ/RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul). A seleção oferece 90 vagas para juiz substituto, podendo o número de contratações ser ampliado durante o prazo de validade do certame, a depender da disponibilidade orçamentária e financeira do Judiciário.

Podem participar profissionais com curso superior em direito e experiência mínima de três anos em atividade jurídica. O salário inicial da carreira é de R$ 22.213,44.

O formulário para cadastro deve ser preenchido no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), banca que organiza a seleção. O valor da taxa de participação é de R$ 222.

Do total de postos em disputa no concurso de juiz do TJ/RS, cinco são reservados a pessoas com deficiência e 18 a candidatos que se declararem negros.

Sobre as provas do concurso do TJ/RS


O concurso do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul envolverá cinco etapas. Na primeira delas, prevista para 11 de março, em Porto Alegre, os candidatos farão prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha.

Com duração de cinco horas, a avaliação abordará língua portuguesa e conhecimentos nas áreas de direito: civil, processual civil, do consumidor, da criança e do adolescente, penal, processual penal, constitucional, eleitoral, empresarial, tributário, ambiental e administrativo.  

Nas demais fases do processo seletivo, haverá: provas escritas (discursiva e prática de sentença); sindicância da vida pregressa e investigação social; prova oral; e análise de títulos.

O concurso do TJ/RSterá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério do tribunal, segundo estabelece o edital.

Conteúdo programático parcial do concurso do TJ/RS


Língua portuguesa - Ortografia. Sistema oficial vigente (emprego de letras, acentuação, hífen). Morfologia. Classes de palavras e suas características morfológicas. Flexão nominal: padrões regulares e formas irregulares. Flexão verbal: padrões regulares e formas irregulares. Sintaxe. A oração e seus termos. Emprego das classes das palavras. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. O período e sua construção. Período simples e período composto. Coordenação: processos, formas e seus sentidos. Subordinação: processos, formas e seus sentidos. Equivalência entre estruturas; transformação de estruturas. Discurso direto, indireto e indireto livre. Pontuação: sinais, seus empregos e seus efeitos de sentido. Entre outros temas.   

Confira o conteúdo programático completo do concurso para juiz do TJ/Rio Grande do Sul

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.