Concurso TJ SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) poderá ser realizado para o cargo, com exigência de ensino médio
Fernando Cezar Alves Publicado em 06/08/2024, às 10h13
Avança, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o o projeto de lei complementar 42/2024, que pode permitir a realização de um novo concurso TJ SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo). O texto, encaminhado no último dia 1 pelo presidente da casa, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, cria nada menos do que 720 vagas para o cargo de escrevente técnico judiciário. O texto começou a tramitar na última segunda-feira, dia 5 de agosto, com a inclusão de pauta na primeira sessão, e deve ser encaminhado, nos próximos dias, para análise nas diversas comissões temáticas, antes de ser votado no plenário da casa.
A criação das vagas do TJ SP ocorre dentro do contexto da proposta, que cria 80 novas varas, sendo 50 para a entrância final e 30 para a entrância intermediária. Além das vagas de escrevente, o projeto também cria vagas de juiz nas entrâncias final e intermediária, além de cargos em comissão.
Para concorrer ao cargo de escrevente é necessário possuir apenas o ensino médio, com remuneração inicial de R$ 5.480,54, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
O último concurso TJ SP para escrevente ainda está em andamento. Foi realizado em 2023, para o preenchimento de 400 vagas na capital paulista. A banca organizadora foi a Fundação Vunesp.
O exame contou com 100 questões, distribuídas da seguinte forma:
A parte de direito versou sobre:
A seleção também contou com uma segunda etapa, composta de prova prática de digitação
concursos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anterioresO Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) é um órgão do Poder Judiciário de São Paulo, com sede na capital e jurisdição em todo o território estadual.
É constituído por 56 Circunscrições Judiciárias (CJ) pelo interior do estado e conta com 360 desembargadores, sendo considerado o maior tribunal do mundo. Se forem considerados, além dos desembargadores, os juízes substitutos em segundo grau e os juízes convocados, a quantidade de julgadores chega a 729.