Concurso TJ SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) para escrevente exige apenas ensino médio para ingresso, com R$ 5,4 mil
Fernando Cezar Alves Publicado em 17/04/2024, às 13h30
Um novo concurso TJ SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) para o cargo de escrevente técnico judiciário pode ser realizado ainda no segundo semestre de 2024. Acontece que para as comarcas do interior, o último certame, iniciado em 2021, terá seu prazo de validade encerrado em junho, sem possibilidade de prorrogação. De acordo com informações preliminares, uma nova seleção já está sendo discutida internamente, embora ainda não possa ser considerada como algo certo. De qualquer forma, a tendência do órgão é realizar novos concursos após terminado o prazo de validade ou a convocação do total de remanescentes de concurso em validade.
No concurso TJ SP para escrevente, para concorrer é necessário possuir apenas ensino médio, com remuneração inicial de R$ 5.480,54, com jornada de trabalho de 40 horas, de acordo com a última seleção para o cargo, realizada em 2023, para a capital paulista.
Antes da realização de novo concurso para o interior, o órgão tende a convocar vários remanescentes até junho, o que pode influenciar na celeridade da publicação de um novo edital, posteriormente.
Ao tomar posse, em janeiro deste ano, o atual presidente do órgão, desembargador Fernando Antônio Torres Garcia, chegou a anunciar a intenção de convocar aproximadamente 4 mil novos aprovados. Além disso, o deputado Danilo Balas (Todos) encaminhou um ofício ao tribunal, cobrando a convocação de 4.186 aprovados na seleção de 2021. Garcia anunciou a convocação de pelo menos 400 escreventes por mês, em reunião virtual com representantes de classe, nesta quarta-feira, 17 de abril.
O último concurso TJ SP para escrevente ocorreu em 2023, através de duas seleções, sendo uma para o preenchimento de 400 vagas na capital paulista e outra, posterior, com 60 vagas na Grande São Paulo. A banca organizadora foi a Fundação Vunesp.
Na grande São Paulo, a distribuição de vagas por localidades foi a seguinte:
A prova objetiva com 100 questões, distribuídas da seguinte forma:
A parte de direito versou sobre:
A seleção também contou com uma segunda etapa, composta de prova prática de digitação
concursos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anterioresO Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) é um órgão do Poder Judiciário de São Paulo, com sede na capital e jurisdição em todo o território estadual.
É constituído por 56 Circunscrições Judiciárias (CJ) pelo interior do estado e conta com 360 desembargadores, sendo considerado o maior tribunal do mundo. Se forem considerados, além dos desembargadores, os juízes substitutos em segundo grau e os juízes convocados, a quantidade de julgadores chega a 729.