Concurso TJ SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) para escrevente exige apenas ensino médio para ingresso, com R$ 5,4 mil
Fernando Cezar Alves Publicado em 17/05/2024, às 10h02
Cresce a expectativa pela realização de um novo concurso TJ SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) para o cargo de escrevente técnico judiciário. Em abril, o órgão já havia confirmado o início de estudos para uma nova seleção para o cargo. Além disso, de acordo com as últimas informações, o Tribunal conta com nada menos do que 2.432 vagas em aberto atualmente para escreventes.
A expectativa é de que o próximo concurso TJ SP para escreventes seja para as comarcas do interior, uma vez que o prazo de validade da última seleção, iniciada em 2021, será encerrado no próximo mês de junho, sem possibilidade de prorrogação. Para a capital paulista, o último certame ainda está em validade, tendo início em 2023.
Para concorrer é necessário possuir apenas ensino médio, com remuneração inicial de R$ 5.480,54, com jornada de trabalho de 40 horas, de acordo com a última seleção para o cargo, realizada em 2023.
Ao tomar posse, em janeiro deste ano, o atual presidente do órgão, desembargador Fernando Antônio Torres Garcia, chegou a anunciar a intenção de convocar aproximadamente 4 mil novos aprovados.
O último concurso TJ SP para escrevente ocorreu em 2023, através de duas seleções, sendo uma para o preenchimento de 400 vagas na capital paulista e outra, posterior, com 60 vagas na Grande São Paulo. A banca organizadora foi a Fundação Vunesp.
Na grande São Paulo, a distribuição de vagas por localidades foi a seguinte:
A prova objetiva com 100 questões, distribuídas da seguinte forma:
A parte de direito versou sobre:
A seleção também contou com uma segunda etapa, composta de prova prática de digitação
concursos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anterioresO Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) é um órgão do Poder Judiciário de São Paulo, com sede na capital e jurisdição em todo o território estadual.
É constituído por 56 Circunscrições Judiciárias (CJ) pelo interior do estado e conta com 360 desembargadores, sendo considerado o maior tribunal do mundo. Se forem considerados, além dos desembargadores, os juízes substitutos em segundo grau e os juízes convocados, a quantidade de julgadores chega a 729.