Concurso TJ SP: presidente busca criar 450 vagas de assistente social e psicólogo

Concurso TJ SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) para as duas carreiras poderá ser realizado para cargos de nível superior

Fernando Cezar Alves   Publicado em 02/08/2024, às 11h27

Concurso TJ SP: sede do TJ SP: Google Maps

Um novo concurso TJ SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) pode ser realizado em breve. Acontece que que o presidente do órgão, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, encaminhou, para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na última quinta-feira, 1 de agosto, o projeto de lei 530/2024, que visa criar novas 450 vagas para os cargos de assistente social e psicólogo, para preenchimento por meio de concurso público. Agora, a proposta segue para análise nas diversas comissões temáticas da casa, antes de ser votada, em definitivo, no plenário.

As novas vagas que estão sendo criadas no TJ SP estão distribuídas da seguinte forma:

Nos dois casos, para concorrer é necessário possuir formação de nível superior na respectiva área. As remunerações iniciais das carreiras são de R$ 8.712,45 para psicólogo e R$ 9.457,26 para assistente social, ambos com jornada de trabalho de 30 horas semanais. 

De acordo com as justificativas da proposta, a criação das vagas visa atender tanto a capital quanto o interior do estado, considerando o déficit de servidores efetivos atualmente. Diz o desembargador:

"É indispensável o aumento do Quadro de Servidores do Tribunal de Justiça, com a criação de cargos de Assistente Social Judiciário e de Psicólogo Judiciário, para atender as demandas das Comarcas do Interior e da Capital, que necessitam de equipe técnica especializada".  

A possibilidade de aproveitamento de remanescentes da última seleção ainda dependerá do tempo necessário para a eventual criação das vagas e da existência de aprovados.

 Concurso TJ SP: saiba como foi a última seleção

O último concurso TJ SP para os cargos de assistente social e psicólogo é recente e ocorreu em 2023, com uma oferta de 197 vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Vunesp.

A distribuição de vagas foi feita da seguinte forma:

A prova objetiva contou com 70 questões, sobre as seguintes disciplinas:

Para a classificação final também foram considerados títulos.  

concursos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anteriores

Sobre TJ SP - Tribunal de Justiça de São Paulo

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) é um órgão do Poder Judiciário de São Paulo, com sede na capital e jurisdição em todo o território estadual.

É constituído por 56 Circunscrições Judiciárias (CJ) pelo interior do estado e conta com 360 desembargadores, sendo considerado o maior tribunal do mundo. Se forem considerados, além dos desembargadores, os juízes substitutos em segundo grau e os juízes convocados, a quantidade de julgadores chega a 729.

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.